A Santos Brasil automatizou os gates de seu terminal alfandegado da margem direita do Porto de Santos (SP), o Clia Santos, e já computa resultados positivos. O sistema, que já é utilizado nos gates de entrada e de saída do terminal de contêineres da companhia, o Tecon Santos, tem como objetivo agilizar o fluxo de caminhões e aumentar a segurança das informações e da carga.
A ferramenta foi desenvolvida com base em estruturas de internet das coisas e permite a autenticação biométrica em todas as entradas e saídas de caminhões do Clia Santos, o controle e o gerenciamento de motoristas, evitando filas para cadastros e padronizando processos, a leitura de placas e de contêineres por meio de sensores de optical character recognition (OCR), a aferição de peso do caminhão com a carga e a sincronização de dados entre a unidade de logística e o Tecon Santos.
Além disso, como a tecnologia utiliza comunicação por voz automatizada por sintetizador, o motorista ouve seu próprio nome e recebe instruções de forma personalizada sempre que acessar o gate da unidade. Foi implementado ainda um sistema de monitoramento preventivo, que antecipa qualquer tipo de impedimento na operação de entrada ou saída de um veículo no gate.
Os resultados obtidos desde que a ferramenta foi adotada, em janeiro deste ano, demonstram a eficácia da solução. Segundo números da empresa, o tempo médio de entrada e saída dos motoristas da unidade caiu de 1 minuto e 20 segundos para 40 segundos, o que evita a formação de filas e, consequentemente, dá mais agilidade ao fluxo logístico, refletindo na produtividade do cliente.
De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini, a empresa é a primeira a adotar essa tecnologia em um terminal retroportuário alfandegado em Santos. “Além de agilizar a operação e aumentar a segurança no trato da informação, o sistema implantado obedece com extrema precisão regulamentos aduaneiros e normas internacionais”, diz.
O executivo completa dizendo que a área de inovação da companhia está focada no desenvolvimento de sistemas e processos que agreguem valor aos clientes, seja ampliando o acesso online ao maior volume de dados estruturados possível, seja dando mais velocidade e segurança às operações.