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Veracel adota sistema de monitoramento de frota em 100 veículos

Sistema foi aplicado em ativos da JSL e da Expresso Nepomuceno que rodam no sul da Bahia
Por Redação em 6 de abril de 2020 às 9h59

A Veracel, joint venture do setor de papel e celulose formada pelas empresas Suzano e Stora Enso, passou a contar com um novo sistema de monitoramento de frotas. A novidade gerencia as movimentações de 100 conjuntos que transportam diariamente toras de eucalipto e fardos de celulose pelas rodovias do sul da Bahia.

A solução, implantada pelas transportadoras JSL e Expresso Nepomuceno, vai além de um GPS para rastrear a localização dos veículos em tempo real. Segundo o coordenador de Logística de Madeira da Veracel, Thiago Petine, o novo sistema permitirá que as empresas transportadoras tenham melhor gestão técnica e comportamental de seus motoristas e possam tomar ações preventivas e corretivas de forma mais rápida.

Petine explica que o antigo sistema de monitoramento dos veículos gerava dados com foco em velocidade, freadas bruscas e formação de comboio. “A solução atual possui mais tecnologia e funcionalidades embarcadas e tem como foco o motorista e sua forma de condução, além das funções já disponíveis anteriormente”, conta.

O equipamento trabalha com reconhecimento facial e faz registros de imagens e vídeos do motorista durante as viagens usando uma câmera que monitora seu comportamento em situações que podem provocar acidentes de trânsito. Movimentações de olhos, boca e mãos são microeventos que dão suporte para uma ação preventiva. Piscadas de olhos e bocejos repetitivos em um espaço muito curto de tempo, por exemplo, são identificados pelo sistema, que emite um alerta para a central de monitoramento, que funciona 24 horas e durante os sete dias da semana.

Caso haja uma ocorrência, a central entra em contato com o motorista para orientá-lo ou solicitar sua atenção. “A solução atua instantaneamente por meio de sinais sonoros de alerta no interior da cabine. Também oferece muitas possibilidades de tratar os dados e realizar diagnósticos da operação e equipe, mas não evita totalmente os acidentes”, reconhece Petine. Ele completa dizendo que a ferramenta, contudo, precisa estar associada a ações de medicina do trabalho e assistência social, visando não somente a prevenção dos acidentes, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida dos colaboradores.

Para que as ações integradas sejam colocadas em prática, os eventos ficam registrados em vídeos e fotos, que abastecem um banco de dados e são usados para avaliação dos condutores contratados pelas transportadoras. Registros de distração e de sono servem como sinalizadores para os gestores tomarem ações preventivas ou administrativas quando necessário. Cada ocorrência gera uma não conformidade no sistema e é tratada pelo gestor da equipe. Comer, falar ao celular ou fumar ao volante são atitudes que não são permitidas aos motoristas.

A orientação também faz parte do trabalho a partir da implementação do sistema. Se o caso identificado for de sonolência ou fadiga ao volante, o motorista é direcionado para uma conversa para descobrir se ele teve um bom descanso na noite anterior, se está tendo algum desvio em sua jornada ou até mesmo um eventual problema de saúde.

Hoje, a frota das transportadoras que leva madeira e celulose da Veracel é composta por cerca de 400 motoristas e as viagens variam de distâncias de 5 a 500 km entre áreas florestais, fábrica e terminal.

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