A operadora logística TA anunciou que, a partir do dia 26 de agosto, passou a gerar comprovantes eletrônicos para 100% de suas entregas. O documento, que comprova a efetivação de entregas realizadas pelo transportador, passou a ser disponibilizado nessa mesma data pela Secretaria da Fazenda como parte do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
A novidade, instituída por meio da Nota Técnica 2019.001 e do Ajuste Sinief nº 12/2019, é facultativo incialmente, mas a TA optou pela emissão do documento em todas as suas operações como parte da estratégia de digitalização da companhia, além de colaborar com os clientes na gestão do transporte, de forma cada vez mais rápida e segura.
“Desde o momento que soubemos da intenção do governo de criar o comprovante de entrega eletrônico fizemos a lição de casa, adaptando nossos processos e sistemas para a geração do evento. O fato da empresa digitalizar todos os comprovantes de entrega há mais de 24 anos e de seus entregadores baixarem a maioria das entregas em tempo real, através de celulares e um app próprio, fotografando os comprovantes de entrega assinados pelos destinatários, nos permitiu avançar nesse projeto com rapidez e facilidade e, estando com tudo pronto, não há motivos para não começar a utilizá-lo”, comenta Shirley Rosseto, gerente de Sistemas da TA.
De acordo com a própria companhia, ao longo de sua trajetória a TA foi pioneira em vários aspectos relacionados a tecnologia, como a baixa online, utilização de EDI, emissão do CT-e, conferência eletrônica de cargas, emissão de faturas eletrônicas e desenvolvimento de sistemas customizados para os clientes.