Ibovespa
130.038,21 pts
(0,78%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,00%)
Dólar turismo
R$ 6,03
(-0,01%)
Euro
R$ 6,08
(-0,34%)

Business inteligence

Por Redação em 8 de julho de 2005 às 15h14 (atualizado em 12/05/2011 às 11h49)

Um pacote de softwares de business inteligence (BI) foi adquirido pelas Lojas Renner para o envio pró-ativo de informações estratégicas para executivos da empresa. A solução implantada é responsável pela emissão de até 80 relatórios gerenciais diários, a 50 executivos de diversos níveis. O pacote foi desenvolvido pela MicroStrategy, empresa que disponibiliza soluções para automação de vendas, análise de tráfego na web, CRM, balanced score card, RH e análises financeiras.

A partir do perfil de cada executivo, um programa identifica as informações a serem enviadas de acordo com a respectiva área de atuação, efetuando a distribuição dos relatórios de forma pró-ativa. Nesse caso, é utilizado o Narrowcast Server, que é um software de envio de informações com opção de distribuição por e-mail, SMS e sistemas móveis.

"Os dados chegam personalizados via Intranet ao usuário, que recebe o relatório em um arquivo no formato PDF", explica Edgar Serrano, diretor-geral da Data Base Company (DBC). A empresa é a distribuidora oficial da MicroStrategy no Sul do Brasil e foi responsável pela implementação da solução. Outros programas adquiridos foram o Report Service, utilizado na elaboração de relatórios mais detalhados, e o Web Analyst e o Web Professional, também para desenvolvimento de relatórios, mas com acesso mais restrito.

A solução de BI utilizada anteriormente pela Renner, implantada em 1999, encontrava-se defasada e tinha um grau de detalhamento limitado. "A empresa utilizava planilhas eletrônicas manipuladas e enviadas manualmente a cada semana por funcionários designados para esta função", explica Luiz Agnelo Franciosi, gerente geral de TI da Renner. "A solução da MicroStrategy trouxe rapidez e os relatórios se tornaram diários", completa ele. A solução antiga, que permanece "congelada" na empresa para consulta, forneceu os históricos de vendas.

A nova solução foi adotada como padrão e será utilizada em conjunto com as soluções fornecidas pela Retek, responsável pelo planejamento dos recursos do negócio da empresa. Cerca de 300 mil informações, armazenadas em um data warehouse de 400 GB, são disponibilizadas pelo Retek para a plataforma de BI da MicroStrategy. Estas informações originam relatórios completos e detalhados sobre compra e venda, além de planejamentos e análises de desempenho.

Com a nova tecnologia, os dados estratégicos podem ser segmentados por região, estado, cidade, unidade e até mesmo estrutura mercadológica. O tempo de resposta é na faixa de segundos em 90% dos casos. Para Franciosi, uma das principais vantagens da nova solução é obter relatórios minuciosos sobre as vendas das 64 lojas espalhadas por 11 estados, com dados como volume, margem de rentabilidade e níveis de estoque. E também foram incorporadas ao dia-a-dia da companhia análises detalhadas sobre a lucratividade de cada loja, incluindo a visibilidade dos produtos por tamanho e cor. "Os relatórios são disponibilizados automaticamente para 50 usuários, mas também são distribuídos para cerca de 160 pessoas, principalmente dos departamentos de compras, lojas, logística e financeiro", explica Sonia Bertini, coordenadora de BI.

www.lojasrenner.com.br

www.microstrategy.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar