A representação no Rio Grande do Sul do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) precisava de uma solução para a coleta móvel de dados, que fosse informatizada e que também permitisse imprimir a documentação, resultante das verificações de bombas medidoras de combustíveis e balanças comerciais.
A Solffactor organizou então uma solução com base em coletores de dados e impressoras portáteis e deu apoio ao Instituto no desenvolvimento de um software para a realização dessas atividades. A parceria teve início com 38 kits na região metropolitana de Porto Alegre e, hoje, já são 60 em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
A utilização dos dispositivos móveis -- coletores PDT 6100, fabricados pela Symbol Technologies -- facilitou o trabalho dos técnicos da entidade. O processo de coleta de dados e impressão da documentação, que até então era feito manualmente, agora é executado no momento das verificações de campo. Antes, os dados eram anotados em fichas, que depois eram enviadas a uma central do Instituto para digitação. Todos os cálculos de cobrança de taxas, assim como os relatórios diários dos serviços realizados, eram feitos a mão, despendendo tempo e profissionais para a atualização do banco de dados.
Cláudio Fogazzi, chefe do setor de Desenvolvimento de Software do Inmetro gaúcho, afirma que foi possível diminuir o número de pessoas envolvidas em todo o processo. Segundo ele, "os equipamentos têm boa durabilidade e mínima necessidade de manutenção, apesar de serem expostos a condições desfavoráveis de trabalho, como sujeira, calor e quedas."
O novo software representa ganhos de produtividade e qualidade nas operações. A chave de busca para verificação é um número atribuído pelo Inmetro para cada instrumento. O coletor de código de barras identifica então o proprietário, permitindo ao operador informar o status atual do instrumento. A seguir, é possível imprimir um demonstrativo das verificações realizadas e do boleto bancário da taxa do Inmetro.
De acordo com Fogazzi, a expectativa é de que o Instituto em breve passe a utilizar a mesma solução para a verificação de balanças de precisão, utilizadas em laboratórios, e medidores de pressão, destinados à área da saúde.