A Petronas inaugurou ontem, dia 12 de setembro, seu novo Centro de Excelência em Pesquisa e Tecnologia na América Latina. Localizado dentro da fábrica da Petronas Lubrificantes Brasil, na cidade de Contagem (MG), o centro demandou investimentos de R$ 20 milhões.
No local, a unidade de Pesquisa e Tecnologia (P&T) da companhia vai focar no desenvolvimento de inovações em fluidos industriais, lubrificantes e graxas, servindo também como centro de especialização técnica, atendimento ao cliente, gerenciamento de produtos e controle de qualidade.
A fábrica mineira da Petronas produz anualmente 220 milhões de litros de lubrificantes. No local, a companhia conta com um centro de distribuição com capacidade para expedir 550 toneladas diariamente, podendo chegar a 2 mil toneladas em períodos de pico. A companhia possui outros três CDs localizados em Guararapes (PE), São José dos Pinhais (PR) e Atibaia (SP).
O novo Centro de Excelência em Pesquisa e Tecnologia está estruturado em uma área de mais de 2.400 m² e abriga instalações de última geração, incluindo laboratório acreditado pela ISO 17025, para uma equipe de químicos, engenheiros e técnicos capacitados executarem mais de 105 testes diferentes. “Acreditamos nas ambições de crescimento do Brasil e estamos comprometidos com a nossa meta em atender às exigências do mercado da maior economia da região”, disse Guilherme De Paula, presidente da Petronas para as Américas.
“Para a Petronas Lubricants International (PLI), o novo centro simboliza nosso compromisso e crença no poder da tecnologia para ajudar as indústrias a serem bem-sucedidas no futuro”, destacou Giuseppe D’Arrigo, CEO da PLI. “A instalação é mais que uma estrutura física, que abriga o hardware e as pessoas que fornecem fluidos para os nossos clientes. Representa a nossa parceria com líderes mundiais nos setores automotivo e industrial. É a nossa promessa de inovar em direção ao melhor desempenho e sucesso”, completou Dato’ Sri Syed Zainal Syed Tahir, vice-presidente de Marketing da Petronas.
A unidade de P&T tem também o compromisso de reduzir as emissões de CO², por meio de uma abordagem única em tecnologia e engenharia de produtos lubrificantes especializados. No início deste ano, a PLI anunciou que comprometerá 75% de todos os projetos futuros da área para alcançar esse objetivo.
A companhia já conta com centros de pesquisa e tecnologia situados na China, Malásia, África do Sul e América do Norte. Essas instalações têm seu núcleo localizado no Centro Global de Pesquisa e Tecnologia de Turim, na Itália, que foi inaugurado em março deste ano.