O Grupo RAS, que atua na administração de sistemas logísticos de distribuição no Comércio Internacional sob a nomenclatura Pluscargo, aprovou, neste mês de maio, a implementação da solução de Customer Relationship Management (CRM) denominada e-PLUS, desenvolvida pela sua filial brasileira, a Pluscargo Brasil, para as demais operações localizadas no Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, México, Paraguai e Peru.
O projeto de expansão iniciará pelo México no segundo semestre de 2018. A expectativa é a de que até o próximo ano todas as filiais já estejam utilizando a solução e-PLUS, que foi desenvolvida por meio da plataforma GeneXus, fornecida pelo Socium Partner Group, distribuidor regional da GeneXus Brasil.
O desenvolvedor da ferramenta, que inicialmente trabalhava na área comercial da Pluscargo Brasil, Felipe Angusti, diz que a companhia optou
por utilizar o GeneXus para não se preocupar com a programação, mas sim com o que precisava ser automatizado, ou seja, as necessidades do negócio. “O e-PLUS foi desenvolvido a partir dos nossos requisitos e conhecimentos logísticos e a participação dos usuários foi essencial para criar o sistema”, pontua.
Baseado em algoritmos de Inteligência Artificial, o GeneXus stem a capacidade de automatizar o desenvolvimento de software. “Não é necessário ter conhecimento em programação para utilizar, mas sim do negócio. Uma pessoa sem conhecimento de programação, mas que conhece as necessidades do negócio pode gerar a solução, levando os benefícios aos demais usuários, o que, consequentemente, coloca a empresa em outro patamar de gestão”, explica o o diretor do Socium Partner Group, Marcus Costa.
Aplicação
Com a solução de CRM, o departamento comercial, que antes gerava propostas sem padronização e levava cerca de dez minutos para fazer uma emissão, hoje consegue otimizar este procedimento, levando apenas um minuto. “Ganhamos agilidade e conformidade em nosso processo comercial”, acrescenta Angusti.
Além de enviar de forma padronizada as propostas comerciais e disponibilizar um repositório único de informações, tais como cadastro de clientes, histórico de processos e oportunidades de negócio, a ferramenta também oferece aos gestores uma plataforma de análise sob a performance do cliente e usuário. “Somados todos os benefícios da solução e mesmo com todas dificuldades econômicas nos últimos anos, a Pluscargo conseguiu aumentar 30% as suas vendas”, diz o desenvolvedor da plataforma.
Para o country manager da GeneXus no Brasil, Ricardo Recchi, a exportação do e-PLUS às demais unidades do Grupo RAS prova que o GeneXus não só simplificou e automatizou o desenvolvimento de software baseado em algoritmos de IA, mas também deu condições à empresa de experimentar a inovação no negócio, levando o Grupo a uma gestão focada nos resultados.