A fabricante de equipamentos de movimentação Hyster-Yale e a Somov, distribuidora autorizada de ambas as marcas, anunciam que a partir deste mês de fevereiro os equipamentos elétricos comercializados no país terão suas versões disponibilizadas com baterias de íon-lítio. A novidade será oferecida como uma opção adicional no portfólio.
A Somov distribui equipamentos da marca Hyster nas regiões Norte, Sudeste, Centro-Oeste e no estado do Maranhão, e da marca Yale no estado de São Paulo. A solução já vem sendo oferecida em outros países, nos quais a Hyster-Yale recebeu a certificação da Underwriters Laboratory (UL), principal certificadora internacional de segurança orientada à área eletrotécnica.
No Brasil, a solução está disponível para grande parte do portfólio das duas marcas de empilhadeiras e paleteiras elétricas. “A principal vantagem dessa tecnologia é a durabilidade da bateria, uma vez que ela oferece 24 horas de operação, sem trocas, com a utilização de cargas de oportunidade, e sua vida útil é três vezes maior do que das baterias comuns. Além disso, essas baterias têm cinco anos de garantia, contra apenas três das demais”, diz o gerente de Estratégia em Equipamentos Elétricos do Hyster-Yale Group, Norival Capassi.
Para o gerente Comercial da Somov, Vinicius Freitas, essa tecnologia é uma tendência que veio para ficar. “Já estamos verificando uma demanda do mercado e muitos clientes têm gostado de saber que essa tecnologia traz vantagens especialmente no que diz respeito ao custo na operação e na produtividade”, afirma.
De acordo com a empresa, são diversas as vantagens das novas baterias. “As baterias de chumbo levam de 8 a 9 horas para estarem carregadas em sua totalidade, enquanto as de íon-lítio podem ser carregadas em 100% em apenas 2 horas ou menos, dependendo da amperagem do carregador adquirido. É um ganho bem significativo em produtividade”, conta o coordenador de Produtos da Somov, Bruno Almeida.
Outro aspecto ressaltado está relacionado à vida útil das baterias de íon-lítio, que pode alcançar de cinco a sete mil ciclos de recarga, três vezes maior na comparação com os 1.500 ciclos das de chumbo-ácido. Mais uma vantagem é o descarte que pode ser feito sem burocracia, enquanto as de chumbo devem seguir um descarte especial devido às normas ambientais pelo seu alto potencial de contaminação.
Mais um aspecto diferenciado das baterias de íon-lítio é a eliminação da sala de baterias, que acaba fazendo a diferença no dia a dia das operações. O produto elimina a necessidade de dedicar uma área da planta do cliente, que muitas vezes fica improdutiva ao core business. Isso porque os clientes precisam destinar um local específico, que esteja dentro das normas ambientais e de segurança, para guarda, recarga e manutenção das baterias. “Com as de íon-lítio, o armazenamento de baterias é praticamente eliminado e o cliente final ganha área em m² para incremento de armazenagem”, diz Capassi.
A não emissão de gases poluentes durante o processo de recarga, deslocamento e troca, que às vezes podem somar entre 15 e 30 minutos dependendo da estrutura e logística disponíveis, é outro ponto a se ressaltar. “Além disso, não sendo necessária a destinação de um funcionário para a realização da manutenção das baterias, há mais duas relevantes vantagens: a força de trabalho desse colaborador pode ser realocada para outra funcionalidade e ele não é exposto aos gases tóxicos provenientes da recarga de bateria de chumbo-ácido”, complementa o executivo.