Com o objetivo de otimizar os processos logísticos e garantir que os consumidores encontrem seus produtos nos pontos de venda nesta Páscoa, a Kopenhagen utiliza a ferramenta de inteligência artificial da Tevec, empresa que atua no segmento de soluções de machine learning para previsão de demanda.
As empresas já trabalham juntas há três anos, mas é no período de Páscoa que a ação se intensifica. Com a utilização da ferramenta, a Kopenhagen reduz o índice de desperdício nas lojas em mais de 60% e não perde vendas por falta de disponibilidade. Além disso, a empresa elimina estoques acima da demanda, que causam impacto no capital de giro e podem resultar em perdas por vencimento do prazo de validade.
“A solução da Tevec permite a entrega da quantidade ideal de cada produto em cada loja semanalmente. Ou seja, não falta nem sobra nenhum item e, consequentemente, os chocolates estão sempre fresquinhos”, afirma Bento Ribeiro, sócio-fundador da Tevec. A redução de custos contempla também a eliminação de fretes extras e de gastos com turnos adicionais de produção. “É muito dinheiro, considerando que são 350 lojas e um mix composto por dezenas de produtos”, completa Ribeiro.
Os cálculos matemáticos realizados pela tecnologia da Tevec, que é oferecida em nuvem, incluem variáveis como localização das lojas, custo de matéria-prima, desempenho do operador logístico e até mesmo mudanças climáticas. A inteligência artificial processa bilhões de combinações possíveis e decide as quantidades ideais para o abastecimento das lojas, sem a necessidade de interação humana.