A Laquila, importadora e distribuidora de peças e acessórios do segmento de duas rodas no Brasil, implantou recentemente o sistema WMS da paranaense Inove Tecnologia, com o objetivo de melhorar a gestão de seus armazéns. A empresa optou pela ferramenta, que possui interface com o ERP já utilizado, eliminando processos manuais e garantindo maior confiabilidade à operação.
Com dois centros de distribuição, um no Paraná e um no Ceará, a empresa investiu R$ 245 mil em dois anos para implantar e personalizar o sistema, a fim de maximizar o uso do espaço dos armazéns, aumentar a produtividade e a qualidade do serviço, e ainda, garantir mais agilidade e eficiência operacional.
A nova tecnologia, que foi personalizada para a empresa, contribuiu para um ganho de 30% no tempo de processos como separação, conferência e expedição. “Com o sistema, conseguimos eliminar o erro humano de contagem ou erro na separação do produto, por exemplo. A partir de agora, tudo é separado e conferido por meio do leitor de código de barras interligado ao sistema ERP”, explica o gerente de Logística, Jean Badelhuk.
Nas funções do WMS utiliza-se tecnologias de Auto ID Data Capture como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio, que monitoram eficientemente o fluxo dos produtos. Um exemplo disso é a fabricação dos capacetes da marca própria Motosky. São fixados nas peças os selos do Inmetro, que são transformados em um código de barras sincronizado com o sistema WMS. “Com o selo é possível controlar a logística e garantir a qualidade e a segurança do produto, mas ele também nos ajuda a localizar todo seu histórico de fabricação”, conta o gerente de Produção, Gilberto de Oliveira.