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Renault adequa utilitários à nova Proconve P5

Por Redação em 2 de fevereiro de 2005 às 15h54 (atualizado em 29/04/2011 às 16h00)

Renault adequa utilitários à nova Proconve P5

   Os modelos da linha de utilitários Master, da Renault, agora são equipados com propulsor diesel 2.5 litros dCi 16 válvulas (Common Rail), com gerenciamento eletrônico e injeção direta de combustível. A montadora passou a equipar com o novo propulsor as versões Master Furgão e Master Chassi Cabine em substituição aos propulsores 2.8 diesel aspirado e 2.8 Turbo Diesel Intercooler, utilizados anteriormente nos modelos. Além da redução na emissão de poluentes, o novo motor 2.5 dCi 16V permitirá aos modelos reduzir ainda mais os níveis de ruídos e de consumo de combustível, somados a um ganho de aproximadamente 40 kg na capacidade útil e maior torque.

   Todas as versões da linha Master desenvolverão 115 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 29,6 mkgf a 1.600 rpm, o que significa um ganho de 11% em relação ao motor antigo. A Renault do Brasil não fez mudanças nas listas de equipamentos de série e opcional. A única alteração realizada foi a troca do logotipo instalado nas faixas laterais de proteção das portas dianteiras, que passarão a ostentar a inscrição dCi 120, em referência à nova motorização.

   Para este ano, a montadora francesa tem como objetivo comercializar 2.800 unidades da linha Master, o que representará um crescimento de 15% em relação ao volume vendido no ano passado. Os utilitários Master foram lançados em maio de 2002 e são produzidos na Fábrica de Veículos Utilitários, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

   Entre os principais aspectos do Master estão o nível de acabamento, com bancos de encosto reclinável, assento regulável, direção hidráulica e painel ergonômico; portas laterais deslizantes em maior dimensão e a possibilidade de utilização de Paletes Padrão Brasil (1,20 x 1,00 m) no compartimento de carga; altura interna do furgão de teto baixo de 1,670 mm e o de teto alto de 1,912 mm.

   Outras características do Master são os freios a disco nas quatro rodas e grade tubular de proteção dos motoristas, entre outros itens. Opcionalmente, o furgão pode vir equipado com air bag de 45 litros, freios ABS e ar condicionado.

   Quanto ao motor diesel 2.5 litro 16V Common Rail, entre as principais inovações está a

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adoção de uma espécie de microcomputador que recolhe os principais parâmetros de funcionamento (temperatura, velocidade do veículo, acionamento do ar condicionado, entre outros) e otimiza o rendimento do motor, melhorando o desempenho. Há também os aceleradores eletrônicos, nos quais sensores eletrônicos comandam a aceleração do veículo. A equipe de engenharia da Renault desenvolveu um novo filtro de combustível para adequar o motor 2.5 dCi 16V ao padrão do diesel comercializado nos postos brasileiros. O equipamento possui um elemento filtrante composto por uma malha fina, retendo todas as partículas de sujeira presentes no combustível.

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