Navio alemão é a primeira embarcação a combinar diesel com propulsão eólica
O Porto do Rio Grande recebeu, no início da manhã da última quinta-feira (17), o primeiro cargueiro do mundo movido a propulsão híbrida. O E-Ship 1 descarregou 97 peças que pesam, juntas, cerca de mil toneladas. Com 130 metros de comprimento e 22,5 m de boca, o cargueiro alemão utiliza o Efeito Magnus de propulsão, que consiste em quatro torres cilíndricas de 27 m de altura por quatro m de diâmetro instaladas no convés principal. As torres funcionam como rotores eólicos com capacidade de captar a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio. “É uma tendência mundial esta procura pela mudança na matriz energética com foco no meio ambiente. O E-Ship 1 demonstra que existem alternativas”, declarou o diretor técnico do Porto do Rio Grande, Luiz Laurino. Dentre os equipamentos descarregados no porto estão pás e aerogeradores com 40 m de comprimento cada, destinados ao Parque Eólico de Palmares do Sul. A operação durou cerca de 24 horas. www.portoriogrande.com.br