Veículo equipado especialmente para realizar o controle de emissão passará por todas as filiais da companhia
A Braspress designou um técnico de manutenção que percorrerá todas as cem filiais da companhia espalhadas pelo Brasil para realizar testes e vistorias de emissão de poluentes em todos os 985 caminhões que compõem sua frota.
Para realizar a operação, a Braspress conta com uma unidade móvel de controle equipada com opacímetro (aparelho que mede a emissão de poluentes), balanceador e alinhador de rodas. O objetivo do projeto é aprimorar a gestão ambiental da companhia, garantindo a sustentabilidade de seus processos.
“Adotamos uma política de sustentabilidade ambiental que controla a emissão dos gases poluentes de nossos caminhões, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a qualidade do ar que respiramos. Agora passamos a adotar essa política com a unidade móvel numa experiência piloto”, conta Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress. Segundo ele, a companhia tem planos de expandir o serviço para cinco veículos com as mesmas funções.
Além do novo projeto, a Braspress conta ainda com outras medidas que visam a sustentabilidade de suas operações, como a utilização, desde 2006, do biodiesel em toda sua frota de caminhões. “A decisão de utilizarmos o biodiesel foi uma medida pioneira e uma excelente oportunidade da companhia contribuir para a redução da poluição”, explica Helou. “Utilizamos também veículos que atendem à norma Euro III, dotados de gerenciamento eletrônico de combustível, que proporcionam maior desempenho com baixo consumo de óleo diesel”, finaliza o diretor-presidente.