Iniciativa visa atender as exigências das áreas com controle de emissão de poluentes
A operadora de transporte marítimo Hamburg Süd realizou, no final do mês de agosto, em parceria com a United States Environment Protection Agency (EPA), testes com um combustível com baixo teor de enxofre – Low Sulphur Marine Gas Oil (LSMGO) – no porta-contêineres Cap San Lorenzo, em operação no Porto de Santos.
O combustível visa atender as exigências de uma série de áreas com limites rígidos de emissão de enxofre, conhecidas como Emission Control Areas (ECA). Desde janeiro, por exemplo, os combustíveis usados em portos dentro da União Européia devem conter, no máximo, 0,1% de enxofre. A partir de agosto de 2012, somente combustíveis com 1% de enxofre serão permitidos no Atlântico Norte e na Costa do Pacífico, assim como na Costa do Golfo dos Estados Unidos.
“A EPA estima que um navio possa conseguir uma redução na emissão de 95% em dióxidos de enxofre e de 85% em partículas finas quando utilizam combustíveis com baixo teor de enxofre”, analisa Gina McCarthy, administradora-assistente da EPA para ar e radiação.
O presidente do conselho executivo da Hamburg Süd Ottmar Gast, imediatamente apoiou as experiências da EPA. “É fato que a proteção do ambiente e dos recursos naturais fazem parte de cada decisão empresarial e organizacional que tomamos. É a soma de muitas pequenas medidas que resultam em melhorias. E é precisamente o que queremos conseguir com os testes em nossos navios”, conclui.
De acordo com a EPA, este foi o primeiro teste do tipo a ser feito no Porto de Santos. O LSMGO tinha sido testado anteriormente no Cap San Lorenzo em abril de 2010, nos portos de Veracruz, Altamira e Houston, no Golfo do México.