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IBOR adota biodiesel 100% reciclado em caminhões Volvo FH B100 Flex

Transportadora implementa modelo de economia circular para reduzir emissões de CO₂ no transporte rodoviário
Por Redação em 13 de março de 2025 às 7h58
IBOR adota biodiesel 100% reciclado em caminhões Volvo FH B100 Flex
Foto: Divulgação/IBOR
Foto: Divulgação/IBOR

A IBOR Transporte Rodoviário iniciou a operação de dez caminhões Volvo FH B100 Flex abastecidos com biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha reciclado. A empresa, com sede em Juiz de Fora (MG), é a primeira do país a utilizar esse biocombustível em larga escala, como parte de um projeto que visa reduzir as emissões de CO₂ em mais de 85%.

O investimento no projeto é de aproximadamente R$ 40 milhões, com desenvolvimento iniciado em 2021 e direcionamento finalizado no fim de 2023, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. Como parte da iniciativa, a IBOR construiu uma usina de produção de biodiesel e um posto de abastecimento dentro de sua sede, que ocupa uma área de 75 mil m². A produção inicial será de 30 mil litros mensais, com previsão de alcançar 90 mil litros até 2026.

Operação e ampliação da frota sustentável
Os caminhões Volvo FH B100 Flex foram adquiridos por meio da concessionária Treviso, que atende as regiões de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo a empresa, a implementação do biocombustível faz parte do “Projeto Frota Verde”, que prevê a expansão gradual do uso do biodiesel para outras rotas e veículos ao longo dos próximos anos.

O planejamento inclui uma fase inicial de operação com monitoramento intensivo da frota, ajustes em tempo real e avaliação de desempenho. A partir do segundo semestre de 2025, a IBOR pretende expandir a rede de coleta de óleo e consolidar processos internos e externos para viabilizar a ampliação da frota sustentável.

Expansão e impacto na logística
Atualmente, a IBOR possui uma frota de 500 caminhões, dos quais 65% são modelos Volvo da linha FH. A transportadora atua no segmento de carga pesada, movimentando produtos siderúrgicos, painéis de fibra de madeira, bobinas de papel e celulose, entre outros insumos.

Os veículos operam principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de atender rotas específicas no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do país. Mensalmente, a transportadora percorre mais de 2,5 milhões de quilômetros e movimenta cerca de 100 mil toneladas de carga.

Perspectivas para a sustentabilidade no setor
A IBOR busca consolidar um modelo de transporte rodoviário baseado em economia circular e redução de impacto ambiental. Além da implementação do biodiesel, a empresa prevê o acompanhamento de indicadores como desempenho dos veículos, satisfação dos motoristas, impacto ambiental e engajamento das comunidades envolvidas na cadeia de suprimentos.

A Volvo Caminhões, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia B100 Flex, destaca a compatibilidade do modelo com biocombustíveis de origem sustentável. “Queremos trabalhar para um setor de transporte forte financeiramente e sustentável. O FH B100 Flex foi projetado para operar com até 100% de biodiesel, contribuindo para essa transformação”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

A IBOR prevê que a transição para uma frota totalmente sustentável ocorrerá de forma gradual e acompanhada por ajustes operacionais, com a meta de consolidar um modelo eficiente e viável para o transporte de carga no Brasil.

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