O investimento no projeto é de aproximadamente R$ 40 milhões, com desenvolvimento iniciado em 2021 e direcionamento finalizado no fim de 2023, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. Como parte da iniciativa, a IBOR construiu uma usina de produção de biodiesel e um posto de abastecimento dentro de sua sede, que ocupa uma área de 75 mil m². A produção inicial será de 30 mil litros mensais, com previsão de alcançar 90 mil litros até 2026.
O planejamento inclui uma fase inicial de operação com monitoramento intensivo da frota, ajustes em tempo real e avaliação de desempenho. A partir do segundo semestre de 2025, a IBOR pretende expandir a rede de coleta de óleo e consolidar processos internos e externos para viabilizar a ampliação da frota sustentável.
Os veículos operam principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de atender rotas específicas no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do país. Mensalmente, a transportadora percorre mais de 2,5 milhões de quilômetros e movimenta cerca de 100 mil toneladas de carga.
A Volvo Caminhões, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia B100 Flex, destaca a compatibilidade do modelo com biocombustíveis de origem sustentável. “Queremos trabalhar para um setor de transporte forte financeiramente e sustentável. O FH B100 Flex foi projetado para operar com até 100% de biodiesel, contribuindo para essa transformação”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
A IBOR prevê que a transição para uma frota totalmente sustentável ocorrerá de forma gradual e acompanhada por ajustes operacionais, com a meta de consolidar um modelo eficiente e viável para o transporte de carga no Brasil.