A fabricante de veículos e equipamentos elétricos chinesa BYD anunciou que, até janeiro de 2025, a empresa já conseguiu reduzir a emissão de 80,3 milhões de toneladas de poluentes na atmosfera, compensando o equivalente ao plantio de mais de 1,3 bilhão de árvores. O cálculo é feito com base no quanto os produtos da empresa já deixaram de poluir desde a sua entrada no mercado, há 30 anos ao redor do mundo e mais de uma década no Brasil. A novidade representa um crescimento de 3,8% desde o último anúncio da BYD, em dezembro de 2024.
A empresa fez o compromisso de estabelecer uma mobilidade sustentável, com produtos tecnológicos e ecológicos, para ajudar a reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa, e, com isso, ajudar a resfriar a temperatura da Terra em 1°C. De acordo com a companhia, sua abordagem sustentável é incorporada em todas as fases da cadeia de produção, assim como na contratação de seus fornecedores.
A BYD oferece diversas soluções de mobilidade elétrica, incluindo carros, ônibus, caminhões, sistemas de transporte ferroviário, além de módulos fotovoltaicos para energia solar. A empresa enxerga um futuro promissor para a mobilidade urbana com a eletrificação em massa de veículos, impulsionada por sua liderança no mercado e pelas vendas recordes.
No Brasil, a empresa participa do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), uma iniciativa estratégica que demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental corporativa. O programa visa capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos com o propósito de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO₂), além de diminuir a poluição atmosférica. Além disso, o PLVB busca aprimorar a eficiência da logística e do transporte de carga no Brasil, por meio do desenvolvimento progressivo de um programa nacional de sustentabilidade em logística.
"Estamos comprometidos com uma mobilidade cada vez mais sustentável, com produtos tecnológicos para ajudar reduzir as emissões globais de gases poluentes", afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil. "Para a BYD, a sustentabilidade é o alicerce sobre o qual construímos o nosso compromisso com o mundo, e, por isso, a nossa vanguarda e a tecnologia dos nossos produtos fortalecem o nosso papel na transição para um futuro mais sustentável, tanto no Brasil quanto no cenário global", finaliza o executivo.