Sohar Max, maior navio mineraleiro do mundo, inicia testes com velas rotativas no Porto de Tubarão
O navio mineraleiro Sohar Max, da categoria Valemax, realizou testes com velas rotativas no Porto de Tubarão, em Vitória (ES). A embarcação, operada pela armadora Asyad, de Omã, foi equipada com cinco velas cilíndricas, cada uma com 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro. Desenvolvidas pela Anemoi Marine Technologies, as velas utilizam a força do vento para reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
O projeto no Sohar Max, promovido pela Vale, é o maior já realizado globalmente com o uso dessa tecnologia. “Desde 2010 a Vale já opera com navios altamente eficientes e, nos últimos anos, tem fomentado iniciativas para a adoção de energia eólica, que terá papel central na descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro”, disse o Diretor de Navegação da Vale, Rodrigo Bermelho.
A expectativa é que as velas melhorem a eficiência do consumo de combustível em até 6% e reduzam cerca de 3 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano. A instalação das velas foi concluída em outubro, na China, antes do início das operações.
Histórico e outros projetos
Desde 2021, a Vale financia o uso de velas rotativas em diferentes embarcações, incluindo o navio Guaibamax Sea Zhoushan, em parceria com a Pan Ocean. Além disso, a empresa apoia outros projetos para reduzir emissões no transporte marítimo, como o uso de tintas de silicone para reduzir resistência, inversores de frequência para otimização elétrica e dispositivos hidrodinâmicos para melhoria de propulsão.
O Sohar Max é o sexto navio a receber investimentos da Vale para tecnologias inovadoras em parcerias com armadores. A empresa também instalou sistemas de monitoramento de dados em tempo real para avaliar o desempenho das soluções.
Programa Ecoshipping
Essas ações fazem parte do programa Ecoshipping, criado pela área de navegação da Vale. A iniciativa busca reduzir as emissões de carbono da empresa, alinhando-se às metas estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO).
Como funcionam as velas rotativas?
Os rotores giram para criar uma diferença de pressão que impulsiona o navio para a frente, utilizando o efeito Magnus. A tecnologia permite a redução do consumo de combustível e da potência do motor principal em condições favoráveis de vento, sem comprometer a velocidade ou o tempo de viagem.