A Suspensys, parte da Randoncorp e especializada em autopeças, está colaborando com a Volkswagen Caminhões e Ônibus no desenvolvimento do primeiro caminhão híbrido conceito no Brasil. Apresentado na Fenatran 2024, o modelo VW Meteor Hybrid combina um motor a diesel com um eixo auxiliar elétrico, criando uma alternativa sustentável para o transporte rodoviário de cargas. Esse projeto conta com um sistema de tração inteligente que ajusta o uso dos motores conforme a necessidade, ampliando a performance e gerando economia de combustível e menor desgaste de freios.
O caminhão híbrido pode operar como um modelo 6x4 sempre que necessário, proporcionando maior torque em terrenos inclinados ou para partidas com carga pesada. Em aclives acentuados, o sistema elétrico dá suporte ao motor a diesel, permitindo ganhos de velocidade que reduzem o tempo de viagem. Além disso, o eixo auxiliar pode ser elevado quando não está em uso, diminuindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.
Outro destaque do modelo é o sistema de regeneração de energia, que captura a energia gerada nas desacelerações e em terrenos variados, armazenando-a na bateria do veículo. Esse sistema contribui para aumentar a autonomia do caminhão, cuja eficiência depende das características de cada rota e operação. "O caminhão VW Meteor Hybrid, junto ao semirreboque Hybrid R da Randon, traz benefícios adicionais para os transportadores, avançando em direção a um futuro mais sustentável," explica Ricardo Escoboza, vice-presidente Executivo para América do Sul e COO da vertical de Autopeças da Randoncorp.
O VW Meteor Hybrid é projetado para operar tanto em modo elétrico quanto a diesel, o que permite flexibilidade em longas viagens e em regiões onde o carregamento elétrico ainda é limitado. Esse desenvolvimento conjunto reforça a parceria de longa data entre a Randoncorp e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, visando oferecer uma solução adequada ao mercado brasileiro de logística. “Esse projeto mostra a versatilidade das soluções e-Sys para mobilidade e a contribuição da eletromobilidade para a descarbonização dos transportes," afirmou Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.