O Brasil está adotando medidas para incentivar o uso de veículos elétricos (VEs) no setor de logística, com políticas públicas e incentivos como a isenção de IPVA e subsídios para empresas que investem em frotas elétricas. O governo também anunciou a expansão da infraestrutura de recarga nas rodovias, buscando aumentar a confiança dos consumidores e acelerar a transição para veículos comerciais elétricos.
Um relatório da Geotab Inc., lançado em julho, revelou que entre 2022 e 2023 a adoção de VEs cresceu significativamente no Brasil, com um aumento de 173% no uso da plataforma da empresa. Esse crescimento reflete o avanço do país na adoção de tecnologias mais sustentáveis no setor de transporte.
Além disso, a Geotab, que tem um Centro de Inovação e Pesquisa na Inglaterra desde 2020, está desenvolvendo tecnologias para apoiar a eletrificação do transporte em escala global. O centro é focado em soluções inovadoras que contribuem para a redução das emissões no transporte rodoviário.
Colaboração para impulsionar a transição para veículos elétricos
A descarbonização do transporte rodoviário, responsável por 75% das emissões globais de CO2 no setor, é fundamental para atingir as metas climáticas. Nos Estados Unidos, por exemplo, os veículos médios e pesados representam 5% da frota, mas são responsáveis por 25% das emissões de gases de efeito estufa.
Empresas como PepsiCo, Mercado Livre e No Carbon no Brasil utilizam soluções da Geotab para eletrificar suas frotas. A ferramenta de Avaliação de Migração para Frota Elétrica (EVSA) da Geotab facilita o planejamento da transição, oferecendo recomendações personalizadas e previsões financeiras para tornar o processo mais eficiente e sustentável.
De acordo com um relatório da Geotab, a eletrificação de frotas pode gerar economias significativas e reduzir emissões de CO2, com a potencial economia de US$ 16.000 por veículo ao longo de sete anos e a redução de cerca de 19 milhões de toneladas métricas de CO2.