O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, e a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, firmaram um acordo de cooperação bilateral para enfrentar as mudanças climáticas. O acordo foi assinado em um evento paralelo à reunião de ministros de Finanças do G20, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) no fim de julho.
O acordo prevê incentivos para a cadeia de fornecimento de equipamentos e tecnologias para energias renováveis, além de medidas para facilitar o acesso a fundos climáticos multilaterais. Os países também se comprometeram a aumentar a integridade e a eficácia do mercado de carbono voluntário e a desenvolver soluções para a conservação de florestas e biodiversidade.
Brasil e Estados Unidos trabalharão para atrair investimentos privados para projetos que diversifiquem cadeias de produção globais e promovam a implementação de tecnologias de produção de energia limpa em larga escala.
Segundo o texto do acordo, a iniciativa visa enfrentar as crises ambientais e climáticas, promover transições justas e desenvolver economicamente as nações envolvidas. Haddad ressaltou o desejo dos dois países de fortalecer os laços em uma área estratégica, enquanto Yellen destacou o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável e os benefícios potenciais para a economia global.