O Electrolux Group começou a utilizar em sua frota de São Paulo um caminhão movido a energia solar. O novo veículo tem zero emissão de poluentes e GEE (gases do efeito estufa) e zero nível de ruídos. Com a iniciativa, a empresa busca alternativas em sustentabilidade para o setor. A expectativa é realizar pelo menos 450 entregas mensais, e isso representará uma redução de 18,75 toneladas de CO2 anuais.
A novidade faz parte de uma parceria com a empresa Hitech Electric e é gerenciada pela transportadora Ecolog. O veículo possui autonomia de até 280 km. Quando exposto à luz solar, por cerca de 10h a 12h, ganha 20% a mais de autonomia, já que é equipado também com uma placa fotovoltaica de 400W de potência.
Esse tipo de caminhão possui uma bateria WEG, LFP (lítio, ferro e fosfato) - 15,7kWh e 31,4kWh (opção de 1 ou 2 packs). O caminhão elétrico já vem com carregador embarcado no produto, para ser plugado/ligado em tomada comum 110 ou 220V. O tempo de recarga médio, caso utilizado em tomadas 220V, é de 5h para atingir a carga completa.
Esses caminhões são produzidos nacionalmente e começaram a rodar em 2021. Desde então, a emissão de CO2 foi reduzida em 195,6 toneladas. Em média, são entregues quase 2,4 mil produtos mensais com esses veículos.
O caminhão com energia solar começou a rodar no mês de julho, e mais dois serão incorporados à frota nos próximos meses. Além disso, o Electrolux Group conta com sete caminhões elétricos nas frotas de São Paulo e de Curitiba.
"Constantemente, estamos em busca das melhores soluções sustentáveis. E o uso de um veículo movido a energia solar vai ao encontro de nossos compromissos públicos em sustentabilidade, que é o de atingir a neutralidade climática nas operações até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2050", destaca Fernando Keske, diretor de Sustentabilidade em Operações para o Electrolux Group América Latina.
O Electrolux Group também utiliza bicicletas para entregar produtos de menor porte. Quase 150 entregas mensais são feitas com as bicicletas, que já reduziram em mais de 100 kg as emissões de CO2. Ainda no objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes em suas operações, a empresa utiliza empilhadeiras elétricas. Globalmente, o grupo evitou o lançamento de 20 mil toneladas de CO2 em suas operações (emissões diretas e da compra de energia elétrica) em comparação com 2021.
LEIA TAMBÉM: