O Grupo Agronelli, sediado em Uberaba (MG), recebeu o Certificado Internacional de Descarbonização da Logística. A empresa vem utilizando a solução goFlux Carbon Free para neutralizar as emissões de CO² decorrentes da movimentação de mais de mil toneladas de gesso agrícola, nesta primeira etapa do processo.
“Há mais de 40 anos realizamos iniciativas ambientais com projetos sociais implantados e que contribuem na preservação da natureza”, diz José Eduardo, gerente de logística da Agronelli.
Potencial do mercado
O mercado brasileiro de créditos de carbono pode gerar receitas de US$ 120 bilhões até 2030 e suprir 48,7% da demanda global por créditos de carbono, é o que projeta a Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), em parceria com a consultoria WayCarbon. A estimativa é que o país consiga gerar 8,5 milhões de empregos até 2050. A aprovação de um mercado regulado de carbono no Brasil é apontada por instituições e especialistas como uma das premissas para fortalecer o processo de amadurecimento deste mercado no país.
Atualmente, a oferta brasileira corresponde a cerca de 12% das emissões mundiais (45,28 MtCO2 em créditos de carbono no mercado voluntário em 2021), superando o market share de 10% verificado no estudo do ano passado, o que aponta a influência da regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris, na COP-26.