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DB Schenker e MSC estabelecem parceria para reduzir emissões de CO² da cadeia de abastecimento

Acordo visa expandir serviços de transporte marítimo ecológico
Por Shirley Simão em 20 de fevereiro de 2023 às 10h00
DB Schenker e MSC estabelecem parceria para reduzir emissões de CO² da cadeia de abastecimento

DB Schenker estabeleceu uma parceria com a Mediterranean Shipping Company (MSC) para expandir os seus serviços de transporte marítimo ecológico. O acordo de compra foi assinado este mês.

A colaboração garante a utilização de 12 mil toneladas de biocombustível em toda a sua carga, incluindo containers refrigerados, containers de carga completa (FCL) e containers de carga fracionada (LCL). A quantidade de biocombustível adquirida é suficiente para poupar mais de 35 mil toneladas de CO² ao longo de toda a cadeia de produção. O equivalente a aproximadamente 30 mil containers padrão (TEU) pode ser expedido com zero emissão de CO², dependendo da forma como o combustível é utilizado durante a navegação.

A parceria representa um dos maiores acordos de redução de carbono entre um operador de transporte e uma companhia de navegação. Além disso, prevê a utilização de biocombustíveis sustentáveis certificados de segunda geração – derivados de óleos alimentares usados – em vez dos combustíveis marítimos convencionais de origem fóssil. O acordo permite à DB Schenker oferecer aos seus clientes um produto que viabiliza um envio sem emissões.

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Esta parceria é o mais recente compromisso da DB Schenker com a logística sustentável, e é outro forte contributo para o aumento da procura de combustíveis alternativos na indústria. À semelhança dos voos net-zero, que utilizam combustível de aviação sustentável (SAF), os consumidores podem agora reservar serviços de transporte marítimo net-zero e receber um certificado anual de redução de emissões pela sua pegada de carbono. 

“Em parceria com a MSC, estamos a oferecer aos nossos clientes uma solução cómoda e limpa, utilizando biocombustível marítimo de última geração para os ajudar a alcançar reduções adicionais de emissões. Fazemos porque acreditamos convictamente que é a coisa certa a fazer, e é por isso que pagamos adiantado na compra de biocombustível. Uma coisa é certa: quanto mais os clientes exigirem neutralidade climática ao longo da cadeia de abastecimento, mais rapidamente conseguiremos um transporte de contentores limpo”, explica Thorsten Meincke, membro do Conselho Global de Carga Aérea e Marítima da DB Schenker em entrevista à Tecnologística.

Já Caroline Becquart, vice-presidente sénior da MSC, assegurou que “a descarbonização da navegação não é alcançada sozinha, e exige a colaboração entre empresas de navegação, empresas de logística e os respectivos clientes”. 

“A MSC Biofuel Solution é o nosso primeiro programa de redução de carbono certificado, reduzindo as emissões de carbono nas cadeias de abastecimento dos nossos clientes, acelerando a transição energética através da criação de procura de transporte marítimo de carbono zero e proporcionando reduções diretas de CO². Estamos muito felizes por estabelecer esta parceria com a DB Schenker, com quem partilhamos ambições climáticas similares ao longo da nossa jornada comum em direção à Net Zero”, afirmou.

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biocombustível pode ser utilizado em operações habituais de transporte marítimo sem necessidade de ajustar as infraestruturas do navio ou a cadeia de abastecimento, tornando-o uma solução particularmente conveniente. Como tal, foi concebido para beneficiar todos, passando da ambição à ação. A MSC fornece biocombustível sustentável, e os clientes se beneficiam da redução de CO², que são transferidas para toda a cadeia de valor do transporte marítimo. Isto diferencia o programa de iniciativas de compensação de carbono que se concentram em futuras reduções de emissões fora da indústria naval.

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