O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, é o primeiro da América Latina a ter um caminhão para abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão de poluentes, graças a uma parceria entre a BR Aviation, unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras, a Pioneiro Combustíveis e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Depois de um período de testes e de treinamento dos colaboradores da BR Aviation, o caminhão Volkswagen e-Delivery passou a transportar, neste mês de dezembro, o combustível Jet-A para os clientes no Aeroporto Internacional de Manaus.
O principal objetivo da novidade é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ajudar a promover o desenvolvimento da Região Amazônica, em linha com as diretrizes estratégicas da BR Aviation e da Pioneiro, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. A iniciativa abre uma possibilidade imediata, de rápida adoção, para reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.
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“Sabemos que a transformação das aeronaves, seja para uso de combustível verde ou eletricidade, ainda levará algum tempo. O caminhão elétrico é resultado da busca por soluções já disponíveis, com eficácia comprovada e viabilidade econômica e operacional para reduzir as emissões desde já”, afirma Lindi Tambke, CEO da Pioneiro Combustíveis.
“Iniciar uma operação inovadora, com grande potencial de transformação no setor, é a realização de um sonho. Somos apaixonados pela região amazônica e sabemos do grande potencial de repercussão das iniciativas implantadas aqui. Temos em Manaus nossa base operacional, e queremos provar que, se é possível inovar no coração da floresta, isso também é possível nos grandes centros urbanos”, explica Rolf de Sousa Tambke, diretor de Operações da Pioneiro.
Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, a EZVolt instalou no Aeroporto de Manaus um carregador com um ponto de recarga CCS-2, com potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.
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“A chegada do caminhão elétrico é uma semente para a criação de uma rede de fontes renováveis. Já consigo enxergar o pátio dos aeroportos cheio de caminhões elétricos. Além de contribuir para a descarbonização da aviação, esses caminhões vão fazer a BR Aviation prestar um serviço ainda melhor para os seus clientes”, destaca Rodrigo Mota, diretor de Aviação da Vibra.
Tecnologia brasileira
O caminhão utilizado em Manaus tem alto conteúdo de componentes nacionais, o que contribui para que a manutenção e o custo de operação do modelo elétrico sejam um atrativo a mais, por serem mais baixos do que em um modelo diesel, por exemplo.
“Desenvolvemos um caminhão versátil, que se adapta às mais diferentes operações, como essa em que inovamos no transporte de combustíveis junto com parceiros de peso com a Pioneiro e a BR Aviation, ao mesmo tempo que apoia nossos clientes em suas jornadas de crescente sustentabilidade. Nosso veículo traz uma série de soluções 100% criadas para a realidade de aplicação do nosso país e outros mercados emergentes para dessa forma oferecer o melhor custo operacional”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.