A Santos Brasil lançou na segunda quinzena de agosto seu primeiro edital de Investimento Social Incentivado, com foco no patrocínio de projetos e eventos com recursos provenientes de leis de incentivos fiscais nos âmbitos federal e municipal.
Segundo a empresa, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a Santos Brasil está presente – Barcarena (PA); Guarujá (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São Paulo (SP), Imbituba (SC) e São Luís.
As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro por meio da plataforma Prosas, sistema que conecta patrocinadores e empreendedores sociais auxiliando na seleção e avaliação das propostas. A companhia divulga que os projetos e eventos culturais, esportivos e de educação profissional, complementar e ambiental escolhidos serão divulgados em novembro deste ano, para execução em 2023.
Vale ressaltar que não há limite máximo de apresentação de propostas por organização. A seleção será norteada pela Política de Investimento Social da Companhia, de acordo com sua Visão, Missão e Valores, além das Políticas de Sustentabilidade e Compliance estabelecidas.
A companhia lembra que é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e já assumiu, entre seus principais desafios, o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano.
Para a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, o lançamento do edital na plataforma Prosas vai ajudar a expandir a atuação dos incentivados para outras regiões onde a empresa atua e a garantir ainda mais transparência aos processos de governança que dizem respeito a patrocínios e doações.
“Adotar políticas corporativas em consonância com um futuro mais igualitário e sustentável é um caminho sem volta. E esta iniciativa faz parte de uma mudança importante na reestruturação de gestão do investimento social da Santos Brasil, que vai propiciar mais agilidade, eficiência e a possibilidade de mapearmos novos projetos que estejam alinhados aos valores e missões da Companhia”, diz a executiva.
As leis de incentivos fiscais aplicáveis à companhia no âmbito federal são Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991), Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006), Lei de Incentivo aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), Lei de Incentivo aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (Lei 12.213/2010), Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da PCD).
Já as municipais são Promifae (esportes) em Santos e Guarujá, Promicult (Cultura) em Santos e Procult (Cultura) e Proesporte (esporte) em Imbituba.