A Edenred lançou o Move for Good, programa global para seus clientes de gestão de frotas e mobilidade. O lançamento traz um guarda-chuva de iniciativas atuais e futuras que permitirão à Ticket Log, marca do grupo que atua com soluções de gestão de frotas e mobilidade no Brasil, oferecer aos seus clientes meios para ampliar a conscientização, reduzir, evitar e compensar suas emissões de carbono.
O lançamento do programa acontece simultaneamente no Brasil, Argentina, México e Europa e está previsto para chegar a outros países em breve.
O Move for Good está estruturado em quatro pilares de atuação: conscientizar, promovendo uma cultura que apoie um transporte e uma mobilidade mais sustentáveis; reduzir e evitar, apoiando os clientes no processo de transição para uma mobilidade de baixo carbono, seja por meio de uma frota mais produtiva, seja pelo abastecimento com fontes mais limpas; compensar o maior número possível de emissões de gases de efeito estufa dos clientes; e preservar, apoiando a preservação da biodiversidade e a recuperação de áreas degradadas.
“O desenvolvimento sustentável é uma das prioridades da Edenred há muito tempo. As nossas soluções sempre serviram ao propósito de reduzir as emissões de nossos clientes, ao proporcionar uma melhor gestão de frotas - quanto mais efetiva, menos consumo e menos emissões -, mas agora nós vamos mensurar isso e engajar ainda mais nossos clientes para agir em prol da sustentabilidade por meio do Move for Good”, explica Douglas Pina, diretor-geral de Mainstream de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.
“A iniciativa contará principalmente com soluções baseadas em dados que permitem que nossos clientes otimizem suas rotas e minimizem seus custos e seu impacto ambiental. Também inclui recomendações de troca de combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia e compensação de carbono para permitir que nossos clientes compensem seu impacto no meio ambiente com facilidade, sem precisar fazer adaptações drásticas em sua frota”, completa o executivo.
Atualmente, a Ticket Log oferece o TED, plataforma de inteligência artificial que utiliza dados de abastecimento para sugerir ações preventivas aos clientes, ajudando-os a otimizar o consumo de combustível e reduzir custos. Agora, a empresa levará o TED a outro patamar, ensinando a ele como ajudar os clientes a reduzir suas emissões de carbono.
Além disso, a Edenred conta com o GoHub, plataforma de gerenciamento que centraliza dados e informações para pessoas que fazem gestão de frota e também permite que os clientes entendam, rastreiem e reduzam gradualmente seu consumo de combustível e, consequentemente, suas emissões a partir do uso das soluções da Edenred.
No que diz respeito à prevenção de emissões de gases, o programa Move for Good também inclui a Iniciativa de Crédito de Carbono, incentivando os clientes a trocar a gasolina pelo bioetanol.
“Como líderes em soluções para o setor, estamos eticamente comprometidos em propor alternativas para os gestores de frota identificarem o potencial que sua operação tem para reduzir os impactos ambientais causados pelas emissões de gases de efeito estufa. Do valor arrecadado com o programa, 100% será investido em pesquisa e desenvolvimento sobre o tema”, reforça Pina.
Uma prioridade para a Edenred no curto prazo é fornecer suporte aos seus clientes em todo o mundo na compensação das emissões de carbono liberadas por seus veículos. Organizado e coordenado pela Edenred, o processo de compensação não requer adaptação pesada e onerosa às frotas existentes, apresentando uma iniciativa prática para os clientes. Realizada em parceria com a GreenPrint, que pertence à PDI e atua em tecnologia ambiental, a compensação ocorre em alguns passos: as emissões de gases dos veículos dos clientes são calculadas mensalmente, de forma automática, e exibidas em uma plataforma dedicada. Em seguida, elas são compensadas em até 100% por meio de projetos socioambientais certificados, como os de desmatamento evitado, recuperação de metano de aterros e emissões evitadas por meio da geração de energia limpa gerada em centrais hidrelétricas.
De forma automatizada, o portal de compensação, acessado pelo Sou Log+, plataforma de gestão de frotas da Ticket Log, fornecerá todo o cálculo do volume de emissões de gases gerados, quanto foi compensado e o acompanhamento de todos esses resultados. O portal inclui ainda ferramentas de suporte ao gestor e materiais de comunicação, com dicas e informações sobre boas práticas e informações sobre projetos que geraram créditos de carbono.
Além disso, será disponibilizada para as empresas uma certificação anual das compensações legitimadas e auditadas pela consultoria Ernst & Young. Em um primeiro momento, essa iniciativa é uma forma de conscientização e a Edenred espera que os clientes consigam reduzir gradativamente suas emissões. O processo de compensação servirá, então, como meio de compensar as emissões remanescentes do combustível que ainda está sendo consumido.
No Brasil, a Ticket Log tem potencial para compensar 4,4 toneladas de emissões de CO2 e 13,3 milhões de litros de combustível até o final de 2022. Globalmente, nos locais em que a Edenred opera em mobilidade e transporte, ela planeja compensar 98,3 milhões de litros de combustível até o final de 2022.
Além de seus outros pilares de atuação, a iniciativa Move for Good também inclui projetos que promovem a preservação dos ecossistemas. Por exemplo, a Edenred apoia o reflorestamento da Mata Atlântica, plantando milhares de mudas em 2022 em parceria com o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, em área florestal em São Paulo. A companhia informa que nos próximos anos essa iniciativa será mantida e o número de mudas plantadas aumentará progressivamente.