A Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, lançou o segundo Relatório de Sustentabilidade da companhia, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
Com objetivo de ampliar a transparência das iniciativas implementadas pela companhia, o relatório aponta indicadores qualitativos e quantitativos de 2021, a partir de uma matriz de materialidade desenvolvida em 2020, apoiada nas melhores práticas ESG. O reporte aborda, ainda, o modelo de governança corporativa da Log-In, forma de gestão, engajamento e compromissos com colaboradores, cadeia de valor e meio ambiente.
A matriz desenvolvida conta com seis temas de alta materialidade que são a base para a realização de iniciativas até 2023. Entre estes temas estão integridade, ética e práticas anticorrupção, saúde e segurança de funcionários e terceiros, emissões atmosféricas (GEE, gases tóxicos), gestão da segurança das operações (marítimas, terminais e rodoviárias), descarte de resíduos e efluentes dos navios, bem como Governança Corporativa.
Além disto, a Agenda ESG da Log-In conta com outros dez temas de alta materialidade e reúne 55 iniciativas e metas, compondo três pilares de atuação – Gente, Cadeia de Valor e Meio Ambiente.
De acordo com o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Log-In, Pascoal Gomes, a companhia está comprometida com iniciativas que corroborem para um futuro melhor e o lançamento deste relatório é um importante passo neste sentido.
“Nosso compromisso com o meio ambiente, além de intrínseco a nossas operações, tem por objetivo investir em recursos para reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa. Há anos a Log-In tem se comprometido a aprimorar sua jornada ESG, com iniciativas efetivas nas áreas não só de meio ambiente, mas também de desenvolvimento social e governança”, explica Gomes.
Resultados do primeiro trimestre
A Log-In também divulgou os resultados financeiros e operacionais referentes ao primeiro trimestre de 2022. Entre janeiro e março de 2022, a companhia anuncia que registrou recorde histórico, pelo quarto trimestre consecutivo, atingindo R$ 388,4 milhões, resultando em um aumento de 30,9% se comparado ao mesmo período de 2021. Quanto ao Ebitda a empresa também divulga que apresentou recorde para o período, com R$ 114,1 milhões, crescimento de 62% em relação ao 1T21.
Além disso, a receita do serviço de Navegação Costeira, com R$ 299,6 milhões, obteve número recorde para o primeiro trimestre desde o início das operações. O Ebitda foi de R$ 104,8 milhões, representando um aumento de 99,1% em comparação ao registrado em igual período do ano anterior. De janeiro a março, a empresa movimentou um volume de contêineres de 98,9 mil TEUs neste segmento, um crescimento de 8,1% se comparado ao mesmo período de 2021.
Já o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), foi responsável por R$ 32 milhões, crescimento de 12,7% em comparação ao primeiro trimestre de 2021. Com relação à receita, o TVV apresentou um aumento de 29% em relação ao mesmo período, com R$ 77,1 milhões em ROL. De janeiro a março, o terminal movimentou 286,8 mil toneladas de carga geral, além de 40 mil contêineres.
A captação de clientes, a diversificação das cargas e o aumento da receita de movimentações de Feeder e Mercosul, bem como do volume de carga geral do TVV foram, de acordo com a empresa, os principais responsáveis por impulsionar os resultados.