A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) informa que nos últimos três anos diminuiu em 50% o consumo de água, de energia elétrica e também do volume de resíduos gerados, por veículo produzido, em sua operação na fábrica localizada em Resende (RJ).
A montadora ressalta que uma série de ações culminou nesse resultado, que vem ao encontro da adesão da Volkswagen Caminhões e Ônibus ao Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU).
A empresa, por exemplo, remapeou todo o sistema hídrico da fábrica para torná-lo mais eficiente, aumentou a destinação de resíduos para reaproveitamento e também adotou um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED. Em outra frente, reforçou seu compromisso com a economia circular, em que reavalia de forma contínua toda a lógica de produção e consumo, e firmou um acordo de cooperação com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para avançar nesse conceito.
“Estamos sempre alertas nas oportunidades para reduzir o impacto ambiental de nossas atividades. Essa filosofia de preservação está no nosso código de conduta e também entre os principais valores da Volkswagen Caminhões e Ônibus com o respeito à natureza. As iniciativas são contínuas e buscaremos sempre essa evolução dos indicadores”, diz o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.
Para comemorar os avanços, a VWCO realizou uma série de atividades em Resende, como oficina de reciclagem com crianças. Já em seu centro de distribuição de peças, localizado em Vinhedo (SP), convidou os funcionários a plantar mudas de árvores em seu território.
Já em Querétaro, cidade que abriga a fábrica no México, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fechou um acordo com escola infantil próxima e realizou a semana do meio ambiente, com a implementação de coleta seletiva no local, além da doação de contêineres para resíduo reciclável e plantio de mudas de árvores frutíferas.