A Rumo foi selecionada para integrar o índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, uma das principais referências de sustentabilidade do mercado nacional de capitais. A empresa é a primeira do setor ferroviário brasileiro a figurar no índice, que é referência em práticas empresariais de sustentabilidade.
O ISE B3 reconhece as companhias que têm comprometimento com a sustentabilidade empresarial e, segundo a própria Rumo, é um fator decisivo para a tomada de decisão de investidores que buscam oportunidades em negócios perenes.
Neste ano, os critérios de avaliação da ISE B3 foram reformulados e levaram em conta também a transparência e a visibilidade dos dados.
Com uma atuação orientada em sua política de sustentabilidade, que abrange diretrizes gerais considerando diversos aspectos que são relevantes ao negócio, em 2019 a Rumo divulgou em seu Relatório de Sustentabilidade os seus compromissos para o desenvolvimento sustentável, alinhados com os valores da empresa e com o DNA Rumo.
Os compromissos envolvem três metas quantitativas, relacionadas a segurança do trabalho, redução de emissões de gases de efeito estufa e satisfação do colaborador.
“Integrar o ISE demonstra que nossos compromissos relativos à eficiência energética e redução de emissões estão cada vez mais estruturados”, afirma Fernanda Sacchi, diretora de Gente, ESG e Comunicação da Rumo. “É um trabalho contínuo em que visamos consolidar práticas sustentáveis para o desenvolvimento do setor ferroviário brasileiro”.