A Jadlog está intensificando o desenvolvimento de iniciativas para reduzir suas emissões no transporte de encomendas, especialmente em capitais e regiões metropolitanas, com a utilização de veículos que emitem menos C02, como caminhões elétricos e movidos a bicombustíveis, como gás natural veicular (GNV) e diesel, além de utilitários movidos a GNV.
Atualmente, são quatro caminhões movidos a bicombustíveis na frota, que estão colaborando para a redução das emissões da Jadlog. Apenas um desses veículos, por exemplo, que está operando no roteiro de São Paulo para Brasília, permite à Jadlog deixar de consumir 120 litros de diesel por viagem de ida e de volta e de emitir 2.760 kg de CO2 na atmosfera, já que cada litro de diesel poupado corresponde a 23 kg a menos de CO2 no ar.
“Trata-se de um movimento global da rede DPDgroup, que também engloba as operações no Brasil, para implementar mais soluções que tragam cada vez menos impactos ambientais nas entregas das encomendas, especialmente nos grandes centros”, explica Bruno Tortorello, CEO da Jadlog, que é controlada da europeia DPD.
A Jadlog também está com um projeto piloto de veículos 100% elétricos, iniciado com a utilização de um caminhão, que está em teste em rotas mais curtas, na faixa dos 200 km de distância, devido à autonomia da bateria. A expectativa é que haja redução de pelo menos 2 mil kg de CO2 na atmosfera por mês por caminhão. Outros caminhões elétricos serão inseridos na frota até o final de 2021.
Em relação aos veículos leves, a Jadlog opera com mais de 70 utilitários movidos a GNV em coletas e entregas em grandes centros. Essas iniciativas de compensação já evitaram a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera e devem ser ampliadas, com a inclusão de pelo menos 30 novos veículos leves ecologicamente corretos na frota.