A Petronas Lubrificantes Brasil (PLB), responsável por atender às demandas de lubrificantes industriais e automotivos na América Latina, firmou um acordo com a Logoplaste, empresa portuguesa produtora de embalagens rígidas de plástico. A nova fornecedora já instalou a sua fábrica ao lado da Petronas, localizada em Contagem (MG) e chega para produzir embalagens sustentáveis.
Segundo a PLB, a seleção do fornecedor de embalagens foi feita após um processo de concorrência, iniciado em 2019 e finalizado neste ano, em que a Logoplaste foi escolhida por apresentar a melhor solução técnica de embalagens. O novo contrato está alinhado com a estratégia da Petronas na busca por alternativas sustentáveis, inovadoras e tecnológicas, proporcionando o máximo de qualidade para seus clientes e, ao mesmo tempo, com menos impacto ao meio ambiente.
Uma novidade desse negócio, impulsionada pela localização das instalações, em terrenos vizinhos, é a utilização do Transportador Aéreo de Embalagens – uma espécie de ponte, de 87 metros, onde as embalagens são transportadas diretamente de uma empresa para outra. Isso significa menos carretas circulando, representando, segundo as empresas, a redução de 10,3 toneladas de emissões de CO2 ao ano.
O projeto traz uma nova tecnologia na produção das embalagens, a Multilayer, ou multicamadas, destinada a fornecer propriedades de barreira, resistência e estabilidade de armazenamento. A tecnologia multicamadas ainda possibilita a utilização de plástico reciclável, contribuindo para o objetivo de sustentabilidade do projeto, que deve alcançar uma redução de consumo de 750 toneladas de plástico (resina) ao ano.
As novas embalagens aliam ainda design, tornando-se ainda mais atuais, a uma qualidade e ganho de eficiência produtiva, ao otimizar inventário e processos em toda cadeia logística, destacam as companhias.
Para o diretor de Suprimentos Americas da PLB, Adilson Tunes Mello, o acordo com a Logoplaste traz a expertise de uma fabricante global de embalagens com uma visão inovadora, além da quebra de paradigma, com a Logoplaste instalada ao lado da Petronas. “Temos a certeza que juntos vamos trazer as melhores soluções a temas relacionados à qualidade, custos e sustentabilidade, principais desafios deste novo projeto.”
A Logoplaste irá produzir embalagens de 500 mililitros, 1 litro, 4 l e bombona 20 l. Um volume anual estimado em 52 milhões de frascos. O CEO da Logoplaste, Gerardo Chiaia, diz que a união será positiva para o meio ambiente e para o controle das mudanças climáticas. “Comemoramos o início de uma parceria de longo prazo, que estabelecerá um novo padrão para a indústria de lubrificantes automotivos.”
A fábrica será operada por 38 funcionários, parte deles realocada de outra operação da Logoplaste, no Rio de Janeiro. Os produtos serão comercializados, principalmente no Brasil, mas também em outros países da América do Sul, como Bolívia, Argentina, Chile e Colômbia.
As primeiras embalagens já estarão disponíveis para distribuidores e clientes Petronas a partir dos meses de julho e agosto.