A Moove+, integrante do Grupo Flash Courier, anuncia que está testando um modelo de entregas realizado com bicicletas e caminhões elétricos. A empresa adquiriu as bikes e os primeiros testes com estão sendo realizados em São Paulo, no Rio de Janeiro, e outras cidades , segundo a empresa, já estão nos planos para a implementação do modal.
“Estamos em um momento de expansão muito forte, crescendo de forma exponencial. Não imaginávamos que nossos números chegando à marca das 10 milhões de entregas realizadas por mês, por isso, pensamos em mais formas de reduzir os impactos ambientais”, diz o CEO da Moove+, Guilherme Juliani. A empresa revela que também quer se adequar para receber a certificação ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental por meio das práticas sustentáveis.
O primeiro lote de bicicletas elétricas foi adquirido para realizar os testes, e um caminhão elétrico já é utilizado para o transporte de carga entre as duas unidades da matriz da Moove+, em São Bernardo do Campo, na Região do ABCD Paulista. As próximas cidades mapeadas pela empresa para a implementação das entregas sustentáveis são Belo Horizonte e Salvador. “Como trabalhamos com franquias, muitas das entregas são feitas em CEPs próximos à unidade da Moove+, o que facilita que os entregadores percorram as rotas a pé ou de bicicleta”, comenta Juliani.
De acordo com a companhia, a iniciativa vem junto ao estudo sobre a emissão de carbono da Moove+, que tem como objetivo reduzir e compensar a emissão de poluentes resultante das operações logísticas. As modalidades de entrega sustentável, segundo o CEO, geram um retorno positivo ao meio ambiente. “Tudo isso já fazia parte da nossa estrutura, mas agora estamos mensurando e melhorando as operações que já desenvolvemos.”
Estratégia
A Moove+ revela eu desde que iniciou suas operações realiza entregas a pé e de bicicleta e há incentivo para que os franqueados adotem essas modalidades. “Passamos a dar mais atenção às entregas sustentáveis, pois sabemos que é algo importante, necessário e positivo. Queremos ampliar nosso impacto e reduzir a emissão de carbono”, comenta Juliani.
Além do início de uma frota sustentável, outras ações já são realizadas pela empresa, como a busca por rotas menores visando a redução do consumo de combustível e alternativas eficazes, como os Moove Lockers, que estão sendo implementados em diversas capitais brasileiras para centralizar as entregas em pontos de retirada. A coleta seletiva, reciclagem e o descarte correto dos materiais também estão entre as práticas da Moove+, que está realizando uma campanha de conscientização entre os clientes para que também adotem essa prática.