A Prologis acaba de receber sua primeira certificação Leed (Leadership in Energy and Environment Design) Platinum, concedida pelo Conselho de Construção Sustentável dos Estados Unidos (USGBC, na sigla em inglês para United States Green Building Council). O primeiro empreendimento da empresa em todo o mundo a receber o selo foi o Galpão 100 do Prologis Dutra RJ, localizado no Rio de Janeiro.
A certificação Leed foi criada no ano 2000 para avaliar os edifícios em relação às principais normas de sustentabilidade, incluindo conservação de energia, qualidade do ar em ambientes internos, uso de materiais reciclados e recicláveis, apoio a opções de transporte com emissão reduzida de carbono e sustentabilidade no longo prazo.
Presente em mais de 160 países, a certificação utiliza uma metodologia que analisa uma série de critérios. De acordo com a pontuação alcançada (mínimo de 40 e máximo de 110 pontos), o empreendimento pode receber um dos quatro níveis de classificação Leed: Certificado (Certified), Prata (Silver), Ouro (Gold) ou Platina (Platinum).
“A conquista dessa certificação máxima demonstra cada vez mais para o mercado, investidores e clientes que a Prologis está integrada e atenta às pautas de meio ambiente”, comemora Armando Fregoso, country manager da empresa no Brasil. De acordo com a própria Prologis, centros de distribuição e galpões logísticos têm um impacto permanente no meio ambiente. Por isso, cada empreendimento conta com características de design e práticas de construção sustentáveis desde o processo de planejamento e seguindo por toda sua vida útil.
O galpão que recebeu a certificação Leed Platinum levou em consideração diretrizes de sustentabilidade como localização privilegiada; espaços pensados para os colaboradores, como bicicletário e vestiários; bem-estar e sustentabilidade, com telhado frio e pavimentação de concreto em cor clara para reduzir o efeito de calor, materiais de baixo VOC (compostos orgânicos voláteis) para melhorar a qualidade ambiental do espaço interno e claraboias que permitem a entrada de luz natural, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e agradável; e eficiência hídrica e energética, com projeto de paisagismo que prevê o aproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins e canteiros, áreas internas e externas com lâmpadas de LED e painéis fotovoltaicos que ajudam na redução de emissão de gases de efeito estufa por meio do uso de fontes renováveis de energia.
Mais de 95% dos resíduos gerados durante a construção do Prologis Dutra RJ foram reutilizados ou reciclados. Atualmente em fase final de construção, o condomínio vai abrigar seis edifícios, totalizando aproximadamente 200 mil m².