A JSL, empresa da Simpar, implementou em suas operações numa planta de mineração, em Parauapebas (PA), dois veículos 100% elétricos. Segundo a empresa, é a primeira vez que este tipo de ativos estão sendo utilizados para o transporte.
A ação se deve ao compromisso que a empresa assumiu de contribuir para a redução de emissões de CO² em todas as operações de seu cliente e, a partir desse ponto, foram incorporados inicialmente à frota dois veículos para o transporte dentro da área que tem mais de 2,8 milhões de m².
Os veículos têm autonomia para rodar 250 km, utilizando apenas energia elétrica, e com todos os opcionais ativados como ar condicionado, janelas e travas elétricas, painel de navegação, entre outros.
Segundo o Operações da JSL em Parauapebas, Frederico Campos, a empresa é pioneira nas áreas industrial e de mineração com a utilização desse tipo de tecnologia. A iniciativa integra o Programa de Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa (E) de todo o grupo e está conectada com a estratégia de investimentos que considera projetos viáveis com tecnologias e veículos elétricos disponíveis no mercado atualmente.
A companhia estima que o uso de modelos de veículos leves elétricos representará uma redução de 68,46% nas emissões de CO² da operação em 12 meses, bem como abre espaço para início de novos projetos com frota movida totalmente por energia elétrica nas operações da empresa em conjunto com clientes e fornecedores.