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Braskem desenvolve metodologia para reuso e reversa de embalagens

Novidade é baseada no conceito de DfE, pensando desde a escolha do formato e a composição do material até a definição de rotas de circularidade, engajamento do consumidor e solução de fim de vida do produto
Por Redação em 9 de fevereiro de 2021 às 11h45

A Braskem informa que a fim de auxiliar clientes, brand owners e profissionais de design de todos os setores a solucionarem os desafios em relação às embalagens plásticas, apresentou a metodologia própria de desenvolvimento para auxiliar as empresas a alcançarem seus compromissos de sustentabilidade de 2025 e 2030. A ferramenta foi desenvolvida para ser um serviço aberto de apoio a toda a cadeia de valor, ampliando as entregas de embalagens para economia circular.

A metodologia se baseia no conceito de Design for Environment (DfE), que visa melhorar o impacto ambiental das embalagens, criando uma maneira de pensar esses projetos desde a escolha do formato e a composição do material até a definição de rotas de circularidade, engajamento do consumidor e solução de fim de vida do produto. O objetivo, ainda, é fazer com que essas embalagens acompanhem o modelo circular de economia e contribuam para impulsionar soluções de reuso, refil e do processo de reciclagem, reduzindo impacto ambiental e gerando valor para a cadeia como um todo.

De acordo com a companhia, o diferencial da proposta criada pela companhia é o emprego de um processo sistêmico e multidisciplinar focado no desafio de cada cliente, que passa por etapas pré-estabelecidas e bem definidas – mapa dos impactos, como o uso da ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV) e avaliação da jornada do produto, incluindo rotas de circularidade, pesquisa para entendimento das tendências de consumo e comportamento social, conceituação de aplicação geral, design, manufatura e lançamento do produto.

Projeto

“Uma vez que até 80% do impacto ambiental é definido na etapa do design, entendemos ser fundamental auxiliarmos nossos parceiros e clientes a criar soluções mais circulares que lhes ajudarão a alcançar suas metas de sustentabilidade estabelecidas para os próximos anos. Esse é o principal foco da metodologia própria da Braskem para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis”, explica o diretor do Negócio de Embalagens e Bens de Consumo na Braskem, Américo Bartilotti,.

Já a diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, Fabiana Quiroga, entende essa nova metodologia como campo fértil para futuras inovações no setor de embalagem. “A economia circular é um compromisso assumido pela companhia pelo qual perpassam todas as nossas iniciativas internas. Oferecer esse serviço de apoio em design for environment aos nossos parceiros fortalece os elos da cadeia do plástico como um todo, e promove este modelo econômico como um conceito palpável e viável a todos os players.”

As práticas da Braskem para desenvolvimento de embalagens circulares são resultados de mais de um ano de pesquisas e aplicações do conceito de Design for Environment (DfE) em diferentes frentes. Uma delas é o Desafio de Design Braskem, programa no qual empresa que atuam junto à companhia são convidados a expor um desafio real para que designers, sejam eles estudantes ou profissionais recém-formados, desenvolvam uma ideia que solucione esse desafio utilizando conceitos como Economia Circular, Design for Environment e Análise de Ciclo de Vida. As mentorias e orientações dos selecionados são realizadas pela Braskem e o parceiro convidado.

Além dessa iniciativa, existe também um segundo modelo de aplicação dessa metodologia, chamado de Packaging Day. Durante esse encontro, a Braskem e uma companhia interessada na metodologia discutem e desenvolvem uma embalagem mais circular. Para isso, a empresa é quem lidera o processo, por meio de uma equipe multidisciplinar – especialista em economia circular, em Análise de Ciclo de Vida, engenheiros de aplicação, designers e ilustradores.

Desde 2019, quando a metodologia foi estruturada, a Braskem já desenvolveu projetos com a Colgate-Palmolive, Kimberly Clark, Grupo Boticário e BRF.

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