A Columbia Trading, companhia que atua em processos de importação e exportação, associou-se ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e iniciou o procedimento de implementação dos indicadores Ethos – ferramentas de análise interna.
A especialista em Assuntos Regulatórios e Compliance da Columbia Trading, Giovana Lotici Baggio, diz que o conceito de sustentabilidade deixou de ser um assunto discutido essencialmente pelos ambientalistas e passou a integrar a agenda das empresas como um todo, que passaram a acompanhar com mais atenção como aspectos relacionados ao tema impactam na forma como desempenham suas atividades.
Para ela, os princípios éticos são pontos de atenção levantados nas empresas. “Entende-se que uma empresa deve gerar lucro aos seus acionistas, porém como a empresa gera esse lucro é algo que se questiona nos dias atuais. A sociedade quer saber se a instituição atua de acordo com princípios e critérios éticos e os mais elevados padrões de compliance e se é capaz de comprovar sua forma de atuação”, pontua.
Giovana destaca outro ponto positivo para a Columbia Trading após juntar-se ao Ethos. “Como associados, antecipamos os riscos para desenvolver nossa cadeia de valor. Além disso, temos acesso às ferramentas para aprimorar a gestão, definindo a sustentabilidade como estratégia de negócio”, afirma.
O Instituto Ethos surgiu em 1998 para apoiar as empresas na construção da gestão responsável, fornecendo ferramentas que permitem a implementação de melhorias e, consequentemente, dos resultados da empresa. Atualmente, são mais de 500 corporações associadas.