A Hamburg Süd apresentou, no final do mês de fevereiro, seu relatório de sustentabilidade. Intitulado “Em um curso sustentável”, o trabalho reporta, em mais de 80 páginas, os principais aspectos analisados, os sucessos alcançados e desenvolvimentos relevantes em 2016 e 2017, com base na opção “Core” das novas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
A companhia também faz menção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Com esse último relatório, estamos mais uma vez enfatizando como a sustentabilidade é prioritária para a nossa companhia”, afirma o CEO, Arnt Vespermann.
O conteúdo do relatório foi definido com base em uma pesquisa com diversos stakeholders, como clientes, fornecedores, ONGs e funcionários. Aspectos ambientais, como derramamentos de óleo, emissões atmosféricas e eficiência energética foram temas particularmente destacados pelos participantes. A segurança ocupacional e a privacidade dos dados também foram citadas.
De acordo com o levantamento, a Hamburg Süd tem saldo positivo em todas essas questões, sendo que nenhum vazamento de óleo ou violação de dados foi registrado ao longo de 2016 e 2017. Além disso, a companhia possui como objetivo diminuir as emissões de CO2 em 45% até o ano de 2020. Até o final de 2017 a redução já representava 40%.
No resumo em português é possível encontrar ainda informações como quantidade de navios que dispõem de instalação de tratamento da água de lastro e utilização de contêineres secos novos com pisos de bambu, além de segurança no trabalho e prevenção à saúde.