Os principais operadores logísticos do Brasil estão se juntando ao esforço coletivo para levar doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Diante da dificuldade de acesso aos municípios afetados pela chuva, a contribuição dessas empresas tem sido importante na entrega das doações para as vítimas que estão alojadas em abrigos espalhados pelo estado gaúcho.
A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) divulga que suas companhias afiliadas estão fazendo a sua parte utilizando a sua expertise e a sua frota, seja ela por terra, água ou ar, para levar os mantimentos ao maior número possível de pessoas. Os produtos são recebidos nas unidades dos operadores logísticos, em diferentes regiões do Brasil e, em seguida, transportados aos locais atingidos pelos alagamentos.
As ações dos operadores também envolvem parcerias em pontos de coleta com institutos, clientes, ONGs e prefeituras. Algumas empresas disponibilizaram uma chave pix para a compra de itens básicos. A maioria está arrecadando produtos de higiene, roupas, cobertores e alimentos até o próximo dia 17. Aqueles que desejarem contribuir, podem acessar as redes sociais da ABOL e obter mais informações sobre locais exatos para doação, prazo de entrega e dados para depósito.
“É uma grande corrente do bem que está unindo solidariedade com experiência, afinal os Operadores Logísticos têm a capacidade de facilitar a dinâmica de transporte dos itens que precisam ser distribuídos prioritariamente. Não basta garantir os mantimentos, é necessário ter como movimentá-los até o destino final. Isso envolve caminhões, aviões e até mesmo embarcações, já que temos empresas fazendo essa ação por meio do serviço de cabotagem. É uma operação complexa para manter o estado abastecido, mas os OLs estão acostumados e podem ajudar efetivamente”, destacou a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.
Segundo ela, a Associação também tem sido procurada por outras organizações, que conseguiram coletar volume expressivo de doações, mas não têm a possibilidade de transportá-las ou acionar parceiros em tempo hábil para entrega nos municípios atingidos. Foi o caso das Forças Aéreas Brasileiras (FAB), que estão transportando toneladas de doações pelas aeronaves, mas cujo excedente precisa ser direcionado pelo modal rodoviário.
“Os OLs associados têm sido acionados por meio da ABOL, em especial aqueles cujas rotas incluem o Centro-Oeste, e eles vêm dedicando capacidade para atender essa demanda. O metrô Distrito Federal também já nos contatou para solicitar apoio logístico, em função do alto volume arrecadado nessa corrente do bem, que envolve cidadãos e usuários”, completou Marcella.
Confira as ações dos operadores logísticos da ABOL:
Andreani: ação em parceria com a OSCIP Futuremind Institute, contará com arrecadações feitas junto aos seus clientes, parceiros e colaboradores. O transporte será feito via caminhão para ONG’s e grupos de Apoio Civil
BBM: disponibilização das 76 unidades no Brasil como postos de coleta de materiais para doação. Arrecadação e entrega de doações com recursos próprios em sinergia com as rotas da empresa
Brado: parceria com Rumo e FIEMT, arrecadação de doações feitas na sede da Brado em Curitiba e disponibilização de 2 contêineres Brado para o transporte de alimentos não perecíveis e bens duráveis para a região de Canoas/RS.
Bravo: arrecadação em Carazinho, Paulínia, Ibiporá e Uberaba. Transporte por frota própria para a filial de Carazinho, onde serão entregues à Defesa Civil.
Coopercarga: doações financeiras através do PIX sos_rs@coopercarga.com.br. Logística gratuita das doações rumo às cidades mais afetadas.
FedEx: colaboração com o Exército de Salvação nas ações para o estado. Apoio aos membros da equipe e suas famílias fornecendo água potável, medicamentos, cobertores, roupas, sapatos, itens de higiene e alimentos.
JSL: doações financeiras através do PIX instituto@jsl.com.br
Kothe: A empresa e o Sindicato Rural de Araguaína (TO) se uniram e foram disponibilizadas duas carretas para o envio de doações feitas pela população.
Movecta: coleta de doações nas unidades. Arrecadações financeiras para compra de água potável, para cada real doado, a movecta dobrará o valor.
Multilog: doações na Sala de Gente da unidade até 17/5. Parceiros aéreos e terrestres, e veículos próprios para envio dos donativos.
Mundial: arrecadações na sala de Gente & Cultura na matriz Guarulhos, Av. Amâncio Gaiolli, 426, até dia 15/05.
RV Ímola: disponibilização de sete caminhões na região de Santa Catarina para recolha de ajuda para o RS. Parceria com a Azul para envio aéreo.
Santos Brasil: arrecadações no Tecon de Santos para envio via cabotagem ao terminal de Imbituba.
Sequoia: arrecadações em Alphaville, Vila Jaguara, Embu das Artes e São Bernardo do Campo. Disponibilização de quatro carretas e parceria com a Azul para envio de itens emergenciais.
Solística: arrecadações em Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Vinhedo e Cajamar.
Supporte: a coleta está sendo feita em pontos da empresa e será transportada via parceiros, que estão envolvidos nessa missão. Além disso, contam com grandes frentes através dos clientes, garantindo a amplificação das arrecadações e apoio.
Veloce: coleta na Av. Luiz Merenda, 215 (Diadema), até 17/5.
Wilson Sons: doações pelo https://doacao.acaodacidadania.org.br/wilson-sons.