O prêmio é concedido a partir de uma indicação de diretores da Autodata, editora especializada no setor automotivo. Após isso, é feita uma votação entre leitores e profissionais de montadoras e fabricante de autopeças. "O prêmio reflete o reconhecimento do mercado pelo semipesado Volvo", acredita Reinaldo Serafim, gerente da área de Semipesados da montadora. Desde o lançamento do caminhão, em outubro de 2003, o Volvo VM já acumula 1,4 mil unidades comercializadas apenas no mercado interno. Para Márcio Stefani, diretor da Autodata, o lançamento do VM reflete a visão da empresa: "O VM foi uma aposta corajosa da Volvo em outra classe de veículos, já que tradicionalmente a companhia era reconhecida por seus pesados", diz ele.
Para Serafim, boa parte do sucesso se deve às características que já nasceram com o caminhão, como a cabine-leito, maior velocidade média, menor consumo de combustível, baixo custo operacional e grande preocupação com a segurança do motorista.
O outro produto premiado da Volvo, o ônibus bi-articulado B12M, considerado o maior ônibus do mundo atualmente em operação comercial, com quase 27 metros de comprimento, opera em várias regiões de São Paulo. O veículo utiliza 30 chassis bi-articulados Volvo e tem motorização eletrônica de 12 litros que atende às normas Euro III de emissões de poluentes, além de computador de bordo.
www.autodata.com.br