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Prêmio Volvo - Veja o perfil das premiadas

Por Redação em 18 de novembro de 2004 às 18h03 (atualizado em 02/05/2011 às 10h40)

TNT Logistics

De origem holandesa e uma das maiores empresas de logística do mundo, a TNT Logistics atua no Brasil desde 1997. Hoje, além de líder no setor automotivo e uma das líderes no setor de eletrônicos, é reconhecida por apresentar soluções inovadoras no gerenciamento da cadeia logística.

Na carteira de clientes da empresa, inaugurada pela Fiat Automóveis, estão presentes os mais destacados grupos empresariais do mundo. Sua estrutura no Brasil abrange 27 filiais com 4.000 funcionários e uma área de armazenagem superior a 400 mil m2. O volume transportado ultrapassa 300 mil toneladas por mês.

A TNT Logistics tem alcançado um crescimento gradativo ao longo dos sete anos em que está no Brasil, revelando-se capaz de não apenas conquistar novos clientes, como também de ampliar sua presença junto aos clientes de sua carteira. Os números falam por si: em 1997, o faturamento da TNT Logistics era de R$ 30 milhões. Seis anos depois, em 2003, a receita já alcançou os R$ 314 milhões, desempenho 30% superior ao ano de 2002.

"O desempenho cada vez melhor da TNT Logistics é resultado da busca constante pela qualidade dos serviços", diz Giuseppe Chiellino, diretor geral da TNT América do Sul.

A marca de competência associada à TNT Logistics também tem contribuído para a conquista de outros mercados além do setor automotivo, do qual é líder nacional com clientes como a Fiat, Ford, GM, Renault, BMW, Land Rover, Volvo automóveis e Iveco. Em 2001, A TNT entrou nos setores de eletroeletrônicos e bens de consumo, o que marca o início da sua estratégia de crescimento em novos mercados.

O crescimento vertiginoso nesses dois segmentos ao longo de 2002 e 2003 provou que a aposta nos setores foi bem-sucedida. A TNT Logistics assume as operações logísticas da Xerox, da Embraco, da BSH Continental, empresa ligada às alemãs Bosch e Siemens, e com a gigante holandesa Philips. A empresa também comemorou a entrada no segmento de bens de consumo, ao conquistar a conta da Nívea, e no setor industrial, com Braskem e VCP. "Esses são setores estratégicos para a TNT Logistics. Por isso, estamos investindo muito nesses setores para ganhar mercado", ressalta Chiellino.

A competência da TNT Logistics tem sido reconhecida pelos clientes e as premiações recebidas pela empresa ao longo desses anos no Brasil provam que o trabalho também tem o aval do mercado. Em 2001, a empresa foi eleita pela publicação Maiores e Melhores da Revista Exame como "A melhor empresa de transportes do Brasil". Também foi considerada a "Melhor empresa de logística do País" pela revista AutoData de quem ainda recebeu o título de "Melhor Empresa do ano no setor automotivo".

Além disso, a TNT recebeu da General Motors Mundial em 2002 o Prêmio Fornecedor do Ano, o "Certificado de Mérito em 2001 e 2002", reconhecendo-a como um de seus fornecedores de maior destaque. A empresa ganhou, o prêmio Volvo de Logística em 2002 e 2003 e, agora, o de 2004 como o Melhor Operador Logístico. Também em 2003 foi eleita pela revista Autodata como a melhor empresa de logística do país.

www.tnt-logistics.com

 

ALLAmérica Latina Logística

A América Latina Logística é a maior operadora logística independente baseada em ferrovia da América Latina, oferecendo uma gama completa de serviços de logística de grande porte, com operações de transporte porta-a-porta intermodal (door-to-door), doméstico e internacional, distribuição urbana, serviços de terminal portuário, frota dedicada, serviços de armazenamento, incluindo a gestão de estoques e centros de distribuição.

A principal área de cobertura da ALL engloba mais de 62% do PIB do Mercosul, cobrindo o Estado de São Paulo e a Região Sul do Brasil, a região central da Argentina, cruzando as fronteiras do Paraguai e Uruguai, e servindo o Chile por rodovia a partir da base logística intermodal de Mendoza, Argentina. A rede ferroviária da ALL atende a cinco dos mais importantes portos do Brasil e da Argentina, através dos quais 70% das exportações de grãos da América do Sul foram embarcadas em 2003.

A ALL possui e opera uma vasta plataforma de ativos, incluindo uma rede ferroviária com 16.397 km de extensão, 584 locomotivas, 17.579 vagões, 1.986 veículos para transporte rodoviário, centros de distribuição e instalações de armazenamento.

A extensa base de ativos da ALL lhe permite prestar serviços a clientes em diversos setores, incluindo commodities agrícolas, combustíveis, materiais de construção, papel e celulose, produtos siderúrgicos, químicos, petroquímicos, eletro-eletrônicos, autopeças, embalagens e bebidas. O transporte de commodities agrícolas, primordialmente para exportação representou aproximadamente 52% da receita bruta da ALL Brasil em 2003, enquanto o transporte de produtos industriais representou cerca de 48% da receita bruta no mesmo período. Desde então, a ALL tem aproximado as participações dos dois segmentos.

Em junho a ALL foi a primeira ferrovia a realizar uma oferta pública de ações, e em outubro celebrou o maior contrato da história do setor. O novo contrato com a Bunge Alimentos, o maior da história do setor ferroviário, prevê um acréscimo de 4 mil unidades na frota de vagões da ALL e um volume transportado de 270 milhões entre 2005 e 2027.

www.all-logistica.com.br

 

Binotto

Há 40 anos, Emílio Binotto iniciava a trajetória de uma empresa que nasceu com a vocação natural de ir além, de superar desafios, de ousar, tendo como referência os seus princípios: honestidade, simplicidade, humildade, ousadia e um profundo respeito pelas pessoas.

Hoje a Binotto é uma empresa de ponta, uma das maiores e melhores do país, em sua área de atuação. Investiu na qualificação de seus colaboradores, avançou na tecnologia, principalmente na informática voltada à comunicação e no desenvolvimento de equipamentos para atender, de forma customizada, os maiores grupos empresariais instalados no Brasil, provendo serviços logísticos nos segmentos de transportes, distribuição e florestal, vencendo os desafios do dia-a-dia.

No entanto, o maior desafio da Binotto continua a ser aprender a lidar com gente, pois se a tecnologia evoluiu, exigindo maiores investimentos, o ser humano também evoluiu; surgiram novas necessidades e aspirações, e é nosso compromisso supri-las sempre, pois, independentemente das áreas de atuação, trabalhamos com pessoas, na forma de colaboradores, clientes e fornecedores, que têm sonhos e vontades e o sucesso da Binotto é medido de acordo com sua capacidade de realizar esses sonhos. Essa capacidade é o diferencial da Binotto.

Os primeiros quarenta anos de história da Binotto, foram inspirados na determinação e no espírito empreendedor de seu fundador e hoje Presidente, Sr. Emílio Binotto. Por isso, a Binotto continua simples como ontem e veloz como o amanhã.

www.binotto.com.br

 

Cesa Logística

Como operador logístico, a Cesa oferece soluções integradas de armazenagem, distribuição e transporte para toda a cadeia de suprimentos, desde o fornecedor de matérias-primas até a entrega do produto acabado ao cliente final. As soluções são voltadas para o gerenciamento e operacionalização de transportes e distribuição, a partir da utilização de diversos modais e equipamentos especializados, tanto para transferências e entregas diretas de longa distância como para a distribuição regional e urbana de produtos. A Cesa atua ainda na movimentação, armazenagem e gestão de estoques e operações tipo cross-docking. Utiliza diversos modais e equipamentos especializados, tanto para transferências e entregas diretas de longa distância como para a distribuição regional e urbana de produtos.

Com matriz em Contagem (MG), a Cesa tem estrutura para atuar quase em todo o País. Hoje está presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Possui frota própria de 430 veículos para distribuição urbana. Conta com ampla base de apoio e experientes equipes de profissionais, num total de 2.400 funcionários que asseguram a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes, entre eles a Ambev, Danone, Ipiranga, J. Macedo, Nestlé, Petrobras, Pirelli e Unilever.

www.cesa.com.br

 

Companhia Vale do Rio Doce

Um dos maiores grupos privados nacionais, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é a maior mineradora diversificada das Américas e a maior exportadora mundial de minério de ferro e pelotas. Recentemente, separou as atividades de Logística das de Mineração e tornou-se a maior empresa de Logística do Brasil e a segunda da América Latina. Possui pátios, armazéns, terminais e complexos portuários nos Estados do Maranhão, Sergipe, Pará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Brasília.

A Companhia conta com 9.306 km de malha ferroviária, oito terminais portuários e é responsável por 14,2% da movimentação de carga no Brasil, 42,2% da movimentação de cabotagem de carga geral e 53,3% da movimentação portuária brasileira de granéis sólidos.

Como provedora de operações logísticas integradas, a Vale tem o compromisso de desenvolver soluções customizadas para os clientes, oferecendo um portfólio diferenciado de serviços. Para atingir esse objetivo e apresentar projetos orientados para a criação de valor para seus clientes, a CVRD conta com equipes ágeis e flexíveis e mantém a preocupação permanente com a atualização tecnológica.

www.cvrd.com.br

 

DHL Solutions

A DHL Solutions é uma divisão de negócios da DHL – empresa do grupo Deutsche Post World Net – especializada em gerenciamento de logística integrada (One Stop Shopping). Em 2003, a DHL Solutions registrou um faturamento mundial da ordem de €1,6 bilhões. Sua estrutura mundial envolve 16 mil funcionários, 300 depósitos e 3 milhões de m2 de área de depósito. No Brasil, a DHL Solutions é composta por 1.600 funcionários, sete centros próprios de distribuição e 18 centros de distribuição dedicados.

A DHL Solutions oferece soluções de gerenciamento logístico, gestão de transportes, serviços de valor agregado e logística reversa. Com ampla experiência em diversos setores da indústria, tais como eletroeletrônico, telecomunicações, automotivo, farmacêutico, cuidados pessoais, moda e bens de consumo, os serviços da DHL Solutions incluem análise, design e engenharia para otimizar as estratégias, processos e operações logísticas de cada cliente.

Dentre seus principais clientes, destacam-se empresas como Bosch, Dana, Castrol, Nike, Saint-Gobain, CPFL, Philips, Walita, Directv, Nokia, Ericsson, Lucent, Siemens, EMI, Océ, Kodak, Shell, Nadir Figueiredo, Pfizer e Procter & Gamble.

www.dhl.com.br

 

Exel do Brasil Ltda.

Seguindo seus clientes mundiais, a Exel desembarcou no Brasil em 1998 para atender as operações logísticas da Ford e da Unilever. Principal provedor logístico da Ford no País, a empresa é responsável pelo gerenciamento e operacionalização da coleta, consolidação e envio de peças para as plantas do ABC paulista e Camaçari (BA). Hoje, são mais de 3.000 colaboradores em 18 sites operacionais na América do Sul. O primeiro site foi aberto em 2000, em Louveira, para atender a Unilever.

Em 2002, a Exel se abriu para o mercado brasileiro, conquistando clientes como O Boticário, Nokia e Carrefour. Atende também a Ceras Johnson (SC Johnson) no Brasil, Chile e Argentina. Em julho de 2003, efetivou a compra da Unidock´s, operador logístico especializado na indústria farmacêutica, fortalecendo sua posição nesse segmento em que também atua mundialmente.

A Exel oferece serviços integrados em todas as etapas da cadeia logística dos clientes. No mundo, conta com mais de 2.050 sites em 120 países, onde atua em praticamente todos os setores, com destaque para o consumo, varejo, health care, tecnologia, automotivo, industrial e aeroespacial. No Brasil, está presente com 10 sites e possui 1.900 funcionários.

www.exel.com.br

 

Julio Simões

De capital inteiramente nacional, o Grupo Julio Simões está há 48 anos no mercado e é composto por quatro empresas, com predominância nas operações de transportes de carga e passageiros.

A Julio Simões Transportes e Serviços é a maior empresa do grupo, atuando em todo o território nacional com uma frota de mais de 3.500 automóveis e 1.400 caminhões (leves e pesados) operando com carrocerias tipo sider, baú e bitrens, além de equipamentos florestais.

Contando com mais de 6.500 colaboradores, a empresa mantém ainda um cadastro de 13 mil agregados e terceiros, transportando mensalmente 1,44 milhão de toneladas e realizando a movimentação de 1,2 milhão de toneladas.

Empresa Certificada IS0 9001, com 44 filiais em todo o país, a Julio Simões atua em praticamente todos os segmentos da indústria, com destaque para a automobilística, papel e celulose, siderurgia e química, tratamento de resíduos e limpeza urbana, higiene, fotográfica e agroindústria.

Realiza também o Transporte de Cargas Gerais e Especiais (Vidro, Minérios, Gases Industriais, etc.), Operação just-in-time, milk run, inbound, movimentação interna de materiais, gestão de almoxarifados, locação de veículos máquinas e equipamentos, transporte de passageiros e limpeza urbana.

www.juliosimoes.com.br

 

Katoen Natie

Fundada em 1855 e hoje presente em mais de 20 países, a Katoen Natie, líder mundial em operações logísticas na área petroquímica, vem atuando em diversos segmentos industriais e investindo fortemente no mercado brasileiro.

Presente em vários Estados brasileiros, a Katoen Natie do Brasil realiza operações logísticas tanto nas fábricas dos seus clientes (on-site), como nos próprios Centros de Distribuição do Grupo (off-site).

O Centro de Distribuição Multimodal em Paulínia (SP), foi desenvolvido para ser a matriz do grupo no Brasil. Oferece aos seus clientes soluções de serviços com valor agregado para a cadeia logística das indústrias petroquímica, bens de consumo e automotiva, contando com know-how, infra-estrutura e equipamentos para receber, armazenar, embalar, controlar e expedir produtos embalados ou a granel.

Detém a primeira bateria de silos da América Latina equipada com serviços especiais automatizados para embalagem, secagem, homogeneização e blendagem de produtos com total segurança e qualidade, permitindo flexibilidade na armazenagem e rapidez no carregamento a granel, resultado da tecnologia exclusiva desenvolvida pelo Grupo Katoen Natie, que hoje mantém com sucesso estas operações em mais de dois mil silos em suas plataformas logísticas instaladas em todo o mundo.

Localizado estrategicamente no entroncamento das principais ferrovias e auto-estradas, com proximidade ao porto de Santos (180 km), aeroporto de Viracopos (50 km) e da hidrovia Tietê-Paraná (140 km), além de contar com ramal ferroviário próprio com conexão direta com o pátio de manobras da Brasil Ferrovias e com a malha das maiores ferrovias brasileiras, proporciona flexibilidade e economia aos negócios de seus clientes.

Em outubro deste ano, a Katoen Natie do Brasil inaugurou seu segundo CD em Araucária (PR), a 15 km de Curitiba. Este novo CD atenderá a indústria petroquímica, bens de consumo e automobilística.

Atuante também nas plataformas logísticas das plantas dos seus clientes, a Katoen Natie executa e administra as atividades relativas ao produto final, como adição de matérias-primas, embalagem, movimentação com equipamentos próprios, controle de estoques, inventários, expedição, administração de almoxarifados e manutenção dos equipamentos das linhas de embalagem.

Possui engenharia especializada para desenvolvimento de projetos específicos com tecnologia de vanguarda, realizando projetos que contemplam soluções para a otimização das operações e recursos. No Brasil, a Katoen Natie, construiu a plataforma logística da nova planta de polipropileno da Polibrasil, em Mauá (SP), está terminando a plataforma da Rio Polímeros em Duque de Caxias (RJ) e iniciou a construção da nova planta de compostos da Polibrasil em Pindamonhangaba (SP).

Todas as atividades executadas pela Katoen Natie do Brasil são certificadas de acordo com a norma ISO 9001 versão 2000 e comprometidas com o programa "Atuação Responsável" da ABIQUIM para o segmento petroquímico.

www.katoennatie.com.br

 

McLane do Brasil

Uma das maiores empresas de distribuição nos Estados Unidos, a McLane foi fundada no Estado americano do Texas, em 1894. Com faturamento de US$ 22 bilhões anuais, mantém alianças estratégicas com grandes fabricantes mundiais e uma sólida posição financeira, como subsidiária integral do grupo Berkshire Hathaway, Inc.

Começou a operar no Brasil em 1997 e hoje conta com Centros de Distribuição nos Estados de São Paulo (Barueri, na rodovia Castelo Branco, e Perus, na rodovia Anhangüera), Paraná (Centro Industrial de Curitiba, na rodovia BR 476) e Rio Grande do Sul (Grande Porto Alegre, em Canoas, na rodovia BR 386). A McLane quer transformar o Brasil em sua porta de entrada para o Mercosul e oferece aqui toda a gama de serviços de um operador logístico, com fortes investimentos em tecnologia de informação para controle e gerenciamento das operações.

A estrutura organizacional da McLane do Brasil está voltada para a implementação de soluções e gestão integrada em logística, com serviços especializados no atendimento de empresas dos mais diversos segmentos. Além dessas, suas principais atividades são: serviços completos de administração e gerenciamento de tráfego de cargas completas e fracionadas, transporte e distribuição; operações in-house e gerenciamento de depósitos de clientes, consultoria em projetos logísticos e armazenagem em multitemperatura.

www.mclaneco.com.br

 

Mercúrio

Foi em Santa Maria (RS) que a Mercúrio nasceu, deu os passos iniciais e cresceu. Fundada em 1946, o primeiro grande salto da companhia ocorreu quase três décadas depois, com a criação do Transurgente. O programa consistia em fazer o trajeto Santa Maria – São Paulo em 36 horas, uma verdadeira proeza para época.

Atualmente, a sede da empresa fica em Porto Alegre. Acompanhando o desenvolvimento da indústria brasileira, a Mercúrio ampliou sua rede de distribuição e, hoje, atende diretamente a todos os municípios dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Desde a década de 70, a Mercúrio possui licença de transporte internacional, com a visão pioneira de transportar para os países vizinhos ao Brasil.

Na década 90, a Mercúrio estendeu sua atuação para o transporte aéreo internacional e doméstico e passou a oferecer aos seus clientes serviços completos de logística, inaugurando modernos terminais de armazenagem e distribuição.

Com capacidade de atender, simultaneamente, até 700 caminhões de carga e realizar 500 mil despachos de cargas por mês, os terminais da Mercúrio estão entre os mais inovadores do setor no País. Para alcançar esta posição, a empresa investiu muito em automação industrial.

Nos terminais, códigos de barras e máquinas de radiofreqüência garantem a velocidade das operações, inserindo as informações no sistema em tempo real. Todas as operações realizadas com as cargas são repassadas para um software e podem ser acessadas pelos clientes da Mercúrio, em qualquer horário do dia, por meio de senha e login próprios. O cliente poderá saber quais dos seus produtos chegaram ao estoque, e em que horário. Também poderá verificar a validade e as mercadorias que estão saindo da Mercúrio. O sistema adapta-se a cada necessidade.

Outro investimento realizado pela Mercúrio foi o programa de rastreamento de veículos. Nada menos que 800 carros são monitorados via satélite pela matriz da Mercúrio, em Porto Alegre. Em situações de riscos detectadas pela central, o veículo poderá sofrer intervenções, como bloqueio das portas, redução da velocidade e outros recursos, com o objetivo de fornecer segurança ao motorista, a carga e ao veículo.

Na última década, a frota aumentou de 400 para 1200 veículos, o número de filiais saltou de 53 para 90 e a folha de empregados, de 1.900 para um exército de 5 mil. Sem contar os outros 800 carros e mil profissionais terceirizados. No ano de 2003, o faturamento da empresa atingiu R$ 377 milhões. Em 2004, ultrapassará a barreira dos R$ 450 milhões.

www.mercurio.com.br

 

Ryder

Fundada em 1933 na cidade de Miami, EUA, como uma empresa de transportes, a Ryder é atualmente uma das líderes mundiais no setor de logística integrada, com um faturamento de U$S 5,3 bilhões no ano passado – número que a faz figurar na 340ª posição no ranking das maiores empresas da revista Fortune. Está presente em 14 países e possui quase 30 mil funcionários. Sua frota está estimada em 170 mil caminhões.

A entrada da empresa no Brasil, que ocorreu em 1996, marcou também o início das operações da Ryder na América do Sul.

A atuação no País foi impulsionada em 1998, quando a companhia adquiriu a Translor, empresa brasileira que transportava componentes produtivos para a planta da General Motors, em Rosário, na Argentina. A partir daí, a Ryder assumiu o controle dessa operação e, assim, consolidou ainda mais sua presença na montadora – a Ryder é a maior parceira logística da GM no mundo.

Primeira operadora logística multinacional a desembarcar no País, a Ryder também foi pioneira na oferta de um conceito mais amplo de logística, cujos serviços vão além do transporte, da armazenagem e da entrega de materiais. A oferta de soluções da Ryder abrange todos os aspectos de um processo integrado de logística, que inclui projetos de planejamento e de consultoria, operações de armazenagem e de centros de distribuição, execução de serviços de coletas milk-run e de gestão de transporte nacional e internacional de materiais.

No Brasil, a empresa emprega cerca de 1,1 mil funcionários, incluindo as pessoas lotadas nas plantas de clientes, como a Unilever. Possui ainda uma frota de 800 veículos e um Centro de Logística, localizado em São Bernardo do Campo (SP), que tem 12 mil m2 de área construída.

A operação da subsidiária brasileira centra foco sobretudo no mercado automotivo e de bens de consumo. A carteira de clientes inclui empresas importantes, como General Motors, Fiat, Volkswagen, Toyota, Unilever e Xerox.

A empresa estima que fechará 2004 com um crescimento de 31% comparado com o ano passado. Em 2005, a estimativa é crescer 51%, com base principalmente no transporte internacional Brasil-Argentina, setor do qual é líder na América do Sul. Antonio Wrobleski Filho é o presidente da Ryder no Brasil desde 1998.

www.ryder.com.br

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