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Os ganhadores do V Prêmio ABML de Logística

Por Redação em 25 de outubro de 2004 às 10h15 (atualizado em 02/05/2011 às 11h05)

             O V Prêmio ABML de Logística foi entregue dia 21 de outubro, no encerramento do Congresso Nacional da Entidade, realizado na Câmara Americana de Comércio – Amcham, em São Paulo. O prêmio tem por objetivo de reconhecer as empresas usuárias, incluindo embarcadores/indústrias, redes de varejo, atacadistas e distribuidores, que se destacaram no período 2003/2004, bem como incentivar projetos nas áreas que envolvam a logística e a cadeia de suprimentos entre empresas usuárias. Este ano, foi incluída mais uma categoria, contemplando também projetos realizados por estudantes de logística, totalizando seis categorias contempladas.

            Segundo Pedro Francisco Moreira, presidente do Conselho de Administração da ABML e coordenador do Prêmio, a quinta edição teve uma característica marcante: "Nas versões anteriores havia uma nítida preocupação em soluções para reduzir custos. Essa tendência, apesar de permanecer, traz agora uma forte e bem definida preocupação com o cliente e sua satisfação".

             O Prêmio ABML de Logística é a mais antiga premiação do setor. Os trabalhos inscritos são julgados por uma banca de professores universitários, formada por: Ofélia Lanna Torres, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; Hugo Yoshizaki, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Paulo Fernando Fleury, do Centro de Estudos em Logística da Coppead/UFRJ, e Reinaldo Morabito, da Universidade Federal de São Carlos (SP).

Os ganhadores

Categoria: Sistemas de Movimentação e Armazenagem

Casas Bahia/Móstoles do Brasil.

          As Casas Bahia são reconhecidamente um fenômeno no varejo brasileiro. Possuem 373 lojas, atendem 14 milhões de clientes e projetam atingir um faturamento de R$ 8 bilhões em 2004. Por estar em franca expansão, a empresa necessitou ampliar seu CD de 160 mil m², localizado no município de Jundiaí/SP. Diante das limitações físicas do terreno atual, restou a opção de construir próximo a ele, um CD com 80 mil m². Entre os dois prédios, porém, encontram-se uma linha de transmissão de alta tensão e uma montanha rochosa com 28 metros de altura que só poderia ser removida por dinamite. As linhas de produtos foram divididas entre os dois prédios, o que dificultava a consolidação dos pedidos.

              Buscou-se, então, a interligação contínua entre os dois armazéns em substituição à utilização do movimentos via caminhões. A solução, desenvolvida pela Móstoles do Brasil, baseou-se na adoção de um transportador de piso com trilho enterrado e corrente embutida (Tow Line), que opera nos dois sentidos, possui capacidade de movimentar 330 carros/hora, levando duas toneladas por carro, ininterruptamente. Hoje, o sistema WMS, "enxerga" os dois CDs como um único estoque. A solução também garantiu maior produtividade à operação e manutenção do nível de serviço de atendimento das lojas e do consumidor.

Empresa fornecedora: Móstoles do Brasil.

 

Categoria: Sistema de Embalagem e Unitização de Cargas

International Engines/PLM Plásticos S A

            A International Engines – divisão América do Sul, é subsidiária da norte americana Engine Group, especializada na fabricação de cabeçotes de motor de veículos. A empresa enfrentava um grande problema de embalagem no envio dos cabeçotes à planta americana, situada em Melrose Park, próxima a Chicago/EUA. Em função das restrições ambientais, as embalagens descartáveis de madeira e papelão ondulado não estavam mais sendo aceitas pela matriz americana. Além disso, apresentavam resistência inadequada durante o transporte, reduzindo a proteção dos produtos quanto a avarias e perdas.

           A solução desenvolvida pela PLM, incluiu a adoção de um sistema de embalagem retornável composta por palete plástico com folhas duplas termoformadas (tecnologia twinsheet) e bandejas em polietileno de alta densidade. O palete possui, ainda, um quadro plástico com interior metálico para aumentar a resistência e estabilidade da carga no empilhamento e transporte. O sistema também resiste a uma carga estática equivalente a 4.2 toneladas e apresenta uma relação carga/embalagem de apenas 3.7%. A solução proporcionou uma economia anual próxima de R$ 1 milhão.*

Empresa fornecedora: PLM Plásticos S/A.

Categoria: Terceirização em Logística

Agfa-Gevaer/Mesquita Logística

          A Agfa Gevaert, multinacional do segmento de sistemas gráficos, fotografias, imagens médicas e ensaios não destrutivos, optou por terceirizar as atividades de armazenagem e movimentação de seus produtos face ao incremento de demanda e aumento do nível de serviço estabelecido pela área de Marketing. Ademais, não possuía infra-estrutura, equipamentos e equipe suficiente para absorver a nova dinâmica do negócio dentro dos padrões de qualidade e produtividade estabelecidos. Após processo de seleção que incluiu 12 operadores logísticos, a empresa Mesquita foi a escolhida para desenvolver as atividades requeridas.

           A operação terceirizada contempla áreas de armazenagem em temperatura ambiente e câmara climatizada, verticalização dos estoques, sistema de endereçamento dentro do conceito de rotatividade e velocidade de estocagem/separação e área de processamento como reembalagem e etiquetagem. O sucesso deste processo de terceirização é comprovado pelas métricas atingidas na operação: 100% de confiabilidade dos estoques, 98,65% de nível de serviço (notas fiscais atendidas no prazo pelo total de notas fiscais) e 99,81% de nível de qualidade (notas fiscais atendidas corretamente pelo total de notas fiscais).

Empresa fornecedora: Mesquita Logística Ltda.

Categoria: Projetos Colaborativos

Grupo Netuno.

         A Netuno foi fundada em 1989 junto a uma pequena comunidade de pescadores do Recife. Em cinco anos, a empresa integrava a lista das 10 maiores exportadoras de frutos do mar do Brasil. Hoje, a empresa produz, industrializa e distribui cerca de 2.500 toneladas de produtos/mês. Já é também a maior exportadora de pescados do Brasil. Entretanto, a explosão da demanda e o rápido crescimento no início das atividades, começaram a gerar dúvidas quanto a continuidade deste sucesso. Entre elas: carência no planejamento e controle da produção, estrutura comercial inadequada, longas distâncias entre filiais, laboratórios e fazendas, grande quantidade de fornecedores trabalhando de forma desordenada, perda de embarques marítimos e elevação dos custos operacionais.

           A solução encontrada pelo grupo centrou-se na gestão integrada dos elos das cadeias de suprimentos que compõem o negócio Netuno: laboratório de pesquisa e tecnologia de desenvolvimento de larvas, fazenda de produção de camarões em cativeiro, indústria, CDs, fornecedores e clientes. Além disso, implementou programas de desenvolvimento, capacitação e suporte técnico junto aos fornecedores e pequenos produtores, revisou toda sua malha logística nacional e internacional, buscando parceiros que garantissem nível de atendimento dentro das condições estabelecidas pelos clientes.

 

Categoria: Projetos Especiais

Petrobras

          Um dos grandes problemas enfrentados pela Petrobras na distribuição de combustíveis era a coordenação deficiente entre agendamento dos clientes distribuidores e carregamento. Por este motivo, os veículos chegavam a esperar até seis horas para proceder o carregamento de combustíveis nas diversas bases espalhadas pelo Brasil. Além disso, a falta de um melhor planejamento resultava em menor produtividade da frota e, conseqüentemente, maiores custos operacionais para a cadeia de suprimentos de combustíveis. Foi então que surgiu o projeto inovador e pioneiro em todo o mundo: o CC Truck. Com este modelo, a Petrobras implantou uma verdadeira "cabine de controle", onde os distribuidores de todo o País podem ter o comando de carregamento dos caminhões. Através do Canal Cliente, é possível realizar, via internet, o seu agendamento rodoviário com base nas janelas disponíveis: local, dia e horário.

          Este modelo permite, também, controlar as condições de crédito dos distribuidores, aspectos contratuais, monitorar as condições do veículo, nível de capacitação do motorista, ocorrências, além de outros pontos. Comprovadamente, tal solução tem permitido racionalizar a utilização das frotas, otimizar os processos de agendamendo, distribuição e aumentar o nível de atendimento e satisfação dos clientes-distribuidores Petrobras.

Categoria: Estudante

Ernesto Saboya de Medeiros Neto, Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro - Mestrado em Engenharia de Transporte.

           O trabalho de Ernesto Saboya, orientado pelo prof. Dr. Luiz Antônio Silveira Lopes, do IME, concentrou-se no desenvolvimento de uma solução para o gerenciamento de distribuição de cargas fracionadas, buscando uma maior eficiência na programação de veículos em operação. Não é novidade que a distribuição física apresenta várias restrições operacionais como localização, capacidade disponível de carga nos veículos e tempo de percurso. Esses fatores tornam o processo de programação diária de rotas bastante complexo, requisitando ferramentas que suportem a tomada de decisão. Normalmente, os algoritmos utilizados nos softwares encontrados no mercado baseiam-se nas redes viárias existentes, exigindo alta capacidade de processamento e avaliação constante da malha viária, o que é muito difícil de ser obtido no Brasil.

          Visando obter uma solução simples e que possibilite a roteirização, desenvolveu-se um procedimento que associa banco de dados georeferenciado e coordenadas cartográficas (obtidas através do GPS) a um sistema que permite a roteirização de veículos. Como conseqüência, foi desenvolvido um programa em Visual Basic 6.0 utilizando-se um aplicativo chamado MapObjects 2.0. A ferramenta foi "batizada" de RoteLog.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Silveira Lopes

ABML: www.abml.org.br

*Veja nas edições de nº 101 (abril de 2004) e 105 (agosto de 2004) da Tecnologística, maiores informações sobre os cases da International Engines e da Netuno, respectivamente.

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