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ABML divulga ganhadores do V Prêmio ABML de Logística

Por Redação em 13 de outubro de 2004 às 14h36 (atualizado em 16/05/2011 às 13h41)

     O V Prêmio ABML de Logística será entregue hoje à tarde, no encerramento do congresso nacional da entidade, realizado na Câmara de Comércio Americana. As categorias, as empresas ganhadoras e as companhias fornecedoras das soluções são as seguintes: Sistemas de Movimentação e Armazenagem -
Casas Bahia/Móstoles do Brasil; Sistema de Embalagem e Unitização de Cargas - International Engines/PLM Plásticos;

     Terceirização em logística - Agfa-Gevaer/Mesquita Logística; Projetos Colaborativos - Grupo Netuno; Projetos Especiais – Petrobrás; e Estudante - Ernesto Saboya de Medeiros Neto, mestrando em Engenharia de Transporte no Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro. A Categoria Estudante estreou neste ano.


Segundo Pedro Francisco Moreira, presidente do Conselho de Administração da ABML e coordenador do Prêmio, a quinta edição teve uma característica marcante: "Nas versões anteriores havia uma nítida preocupação em soluções para reduzir custo. Essa tendência, apesar de permanecer, traz agora uma forte e bem definida preocupação com o cliente e sua satisfação".

      O Prêmio ABML de Logística é a mais antiga e importante premiação do setor e seu objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções nas diversas áreas da logística. Os trabalhos inscritos são julgados por uma banca de professores universitários: Ofélia Lanna Torres, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; Hugo Yoshizaki, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Paulo Fernando Fleury, da Coppead/UFRJ, e Reinaldo Morabito, da Universidade Federal de São Carlos.

Os ganhadores

Sistemas de Movimentação e Armazenagem
Casas Bahia/Móstoles do Brasil

       Casas Bahia é reconhecidamente um fenômeno no varejo brasileiro. Possui 373 lojas, atende 14 milhões de clientes e projeta atingir um faturamento de R$ 8 bilhões em 2004. Por estar em franca expansão, necessitou ampliar seu CD de 160 mil m², localizado no município de Jundiaí/SP. Diante das limitações físicas do terreno atual, restou a opção de construir próximo a esse, um CD com 80 mil m². Deve-se destacar que entre os dois prédios, encontra-se uma linha de transmissão de alta tensão e uma montanha rochosa com 28 m de altura que só poderia ser removida por dinamites.As linhas de produtos foram divididas entre os dois prédios, o que dificultava a consolidação dos pedidos. Buscou-se então, a interligação contínua entre os dois armazéns em substituição a utilização do movimentos via caminhões.

         A solução desenvolvida pela Móstoles, baseou-se na adoção de um transportador de piso com trilho enterrado e corrente embutida (Tow Line), que opera nos dois sentidos, possui capacidade de movimentar 330 carros/hora, 2ton por carro, 7 dias/semana e 24 horas/dia. Hoje, o sistema WMS, "enxerga" os dois CD´s como um único estoque. A solução também garantiu a maior produtividade da operação e manutenção do nível de serviço de atendimento das lojas e do consumidor.

Empresa fornecedora: Móstoles do Brasil.

 

Sistema de Embalagem e Unitização de Cargas
International Engines/PLM Plásticos S A

      A International Engines – divisão América do Sul, é subsidiária da norte americana Engine Group, especializada na fabricação de cabeçotes de motor de veículos. A empresa enfrentava um grande problema de embalagem no envio dos cabeçotes à planta americana situada em Melrose Park, próxima a Chicago/EUA. Em função das restrições ambientais, as embalagens descartáveis de madeira e papelão ondulado não estavam mais sendo aceitas pela matriz americana. Além disto, apresentavam resistência inadequada durante o transporte, reduzindo a proteção dos produtos quanto a avarias e perdas.

         A solução desenvolvida pela PLM, incluiu a adoção de um sistema de embalagem retornável composta por palete plástico com folhas duplas termoformadas (tecnologia twinsheet) e bandejas em polietileno de alta densidade. O palete possui ainda, um quadro plástico com interior metálico para aumentar a resistência e estabilidade da carga no empilhamento e transporte. O sistema também resiste a uma carga estática equivalente a 4.2ton e apresenta uma relação carga/embalagem de apenas 3.7%. A solução proporcionou uma economia anual próxima de R$ 1 milhão.

Empresa fornecedora: PLM Plásticos S/A.

Terceirização em logística
Agfa-Gevaer/Mesquita Logística

       A Agfa Gevaert, multinacional do segmento de sistemas gráficos, fotografias, imagens médicas e ensaios não destrutivos optou por terceirizar as atividades de armazenagem e movimentação de seus produtos face ao incremento de demanda e aumento do nível de serviço estabelecido pela área de marketing. Ademais, não possuía infra-estrutura, equipamentos e equipe suficiente para absorver a nova dinâmica do negócio dentro dos padrões de qualidade e produtividade estabelecidos.Após processo de seleção (Request for Quotation), que incluiu 12 operadores logísticos, a empresa Mesquita foi escolhida para desenvolver as atividades requeridas.

        A operação terceirizada contempla áreas de armazenagem em temperatura ambiente e câmara climatizada, verticalização dos estoques, sistema de endereçamento dentro do conceito de rotatividade e velocidade de estocagem/separação e área de processamento como reembalagem e etiquetagem. O sucesso deste processo de terceirização é comprovado pelas métricas atingidas na operação: 100% de confiabilidade dos estoques, 98,65% de nível de serviço (notas fiscais atendidas no prazo pelo total de notas fiscais) e 99,81% de nível de qualidade (notas fiscais atendidas corretamente pelo total de notas fiscais).

Empresa fornecedora: Mesquita Logística Ltda

 


Projetos Colaborativos
Grupo Netuno

           A Netuno foi fundada em 1989 junto a uma pequena comunidade de pescadores do Recife-PE. Em cinco anos, a empresa integrava a lista das 10 maiores exportadoras de frutos-do-mar do Brasil. Hoje, a empresa, produz, industrializa e distribui cerca de 2.500ton de produtos/mês. Já é também a maior exportadora de pescados do Brasil.Entretanto, a explosão da demanda e o rápido crescimento no início das atividades, começaram a gerar dúvidas quanto a continuidade deste sucesso. Entre elas: carência no planejamento e controle da produção, estrutura comercial inadequada, longas distâncias entre filiais, laboratórios e fazendas, grande quantidade de fornecedores trabalhando de forma desordenada, perda de embarques marítimos e elevação dos custos operacionais.

         A solução encontrada pelo grupo centrou-se na gestão integrada dos elos das cadeias de suprimentos que compõem o negócio Netuno: laboratório de pesquisa e tecnologia de desenvolvimento de larvas, fazenda de produção de camarões em cativeiro, indústria, CD´s, fornecedores e clientes. Além disto, implementou programas de desenvolvimento, capacitação e suporte técnico junto aos fornecedores e pequenos produtores, revisou toda sua malha logística nacional e internacional, buscando parceiros que garantissem nível de atendimento dentro das condições estabelecidas pelos clientes.


Projetos Especiais
Petrobrás

            Um dos grandes problemas enfrentados pela Petrobrás na distribuição de combustíveis era a coordenação deficiente entre agendamento dos clientes distribuidores e carregamento. Por este motivo, o veículos chegavam a esperar até seis horas para proceder o carregamento de combustíveis nas diversas bases espalhadas pelo Brasil.Além disto, a falta de um melhor planejamento, resultava em menor produtividade da frota e conseqüentemente, maiores custos operacionais para a cadeia de suprimentos de combustíveis.Foi então que surgiu o projeto inovador e pioneiro em todo o mundo: o CC Truck. Com este modelo, a Petrobrás implantou uma verdadeira "cabine de controle", onde os distribuidores de todo o país, podem ter o comando de carregamento dos caminhões.

           Através do Canal Cliente, é possível realizar via internet, o seu agendamento rodoviário com base nas janelas disponíveis: local, dia e horário. Este modelo permite também, controlar as condições de crédito dos distribuidores, aspectos contratuais, monitorar as condições do veículo, nível de capacitação do motorista, ocorrências, além de outros pontos.Comprovadamente, tal solução tem permitido racionalizar a utilização das frotas, otimizar os processos de agendamendo, distribuição e aumentar o nível de atendimento e satisfação dos clientes-distribuidores Petrobrás.

 

Estudante
Ernesto Saboya de Medeiros Neto, Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro - Mestrado em Engenharia de Transporte

         O trabalho de Ernesto Saboya, orientado pelo prof. Dr. Luiz Antônio Silveira Lopes, concentrou-se no desenvolvimento de uma solução para o gerenciamento de distribuição de cargas fracionadas, buscando uma maior eficiência na programação de veículos em operação. Não é novidade que a distribuição física apresenta várias restrições operacionais como localização, capacidade disponível de carga nos veículos e tempo de percurso. Estes fatores, tornam o processo de programação diária de rotas bastante complexo, requisitando ferramentas que suportem a tomada de decisão. Normalmente, os algoritmos utilizados nos softwares encontrados no mercado, baseiam-se nas redes viárias existentes, exigindo alta capacidade de processamento e avaliação constante da malha viária, o que é muito difícil de ser obtido no Brasil.

         Visando obter uma solução simples e que possibilite a roteirização, desenvolveu-se um procedimento que associa banco de dados georeferenciado e coordenadas cartográficas (obtidas através do GPS) a um sistema que permite a roteirização de veículos. Como conseqüência, foi desenvolvido um programa em Visual Basic 6.0 utilizando-se um aplicativo chamado MapObjects 2.0. A ferramenta foi "batizada" de RoteLog.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Silveira Lopes


Maiores informações:
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