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Rhodia premia empresas de logística

Por Redação em 23 de setembro de 2003 às 15h18 (atualizado em 04/05/2011 às 17h16)

Foram premiadas as Transportadoras Tic Transportes Ltda., na categoria produto acabado granel líquido; Transportes Cavalinho Ltda., na categoria carga seca e transporte rodoviário internacional; Lord Empresa de Transportes Ltda., na categoria matéria-prima; Companhia SudAmerica de Vapores, na categoria transporte marítimo, e a empresa Bulkhaul Limited, vencedora da nova categoria Destaque Logístico, que tem por objetivo reconhecer o trabalho de empresas que prestam serviços em armazenagem, tancagem, despacho aduaneiro, surveyor, operador aéreo e aluguel de isotanques.

As vencedoras concorreram com outras 22 empresas do setor rodoviário, oito do setor marítimo, quatro do setor de tancagem e 10 de outras atividades logísticas que integram a lista de fornecedores da Rhodia.

A Rhodia investe anualmente US$ 32 milhões em atividades logísticas, dos quais US$ 14 milhões são aplicados especificamente no transporte rodoviário. Foram contratadas 54 mil viagens rodoviárias, 118 milhões de quilômetros percorridos (correspondentes a 451 voltas ao redor da Terra) para atender clientes desde o Norte do Brasil até os países do Mercosul.

Essas viagens foram feitas para atender a fábrica da Rhodia em Paulinia, Santo André, São Bernardo do Campo e Jacareí, todas no estado de São Paulo. No total, a Rhodia contratou transporte rodoviário para mais de um milhão de toneladas de produtos.

Avaliação - Indicadores de performance aplicados normalmente pela política de transportes da Rhodia permitiram avaliar as empresas rodoviárias. Esses indicadores levam em conta itens como acidentes, reclamações, condições do veículo, pontualidade, motorista e cumprimento do programa. No modal marítimo, a avaliação se dá por quesitos como perda de navio, emissão de documentos, chegada no destino, confirmação de booking, disponibilização de contêiner e condições comerciais.

Os itens são detalhados e são eles que dizem sim ou não para a concessão do prêmio. No total, são 35 indicadores diferentes que se agrupam para cada uma das 14 modalidades de serviços logísticos monitorados. Tais indicadores são baseados no número de viagens para o rodoviário, número de contêineres embarcados no marítimo e o número de unidades de serviços prestados para cada uma das outras categorias.

Eventuais problemas na prestação de serviço constituem a chamada não-conformidade. No relatório mensal enviado aos transportadores, as não-conformidades são remetidas imediatamente à sua constatação para que possam ser corrigidas as falhas de serviço. Para a concessão do prêmio, alguns pré-requisitos foram estabelecidos.

A não ocorrência de acidentes ou eventos de natureza grave durante o ano e a realização de pelo menos 10% do total de serviços da sua modalidade. "O nível dos participantes foi muito bom, com uma média de 99,5% de conformidades no rodoviário e 95% no marítimo", diz Vito di Sessa Neto, gerente de logística da Rhodia.


Rhodia: (11) 3741-8590
www.rhodia.com.br

 

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