Empresa do Grupo Telefônica recebe reconhecimento por case de logística reversa
A TGestiona, unidade de logística do Grupo Telefônica, recebeu, no último dia 10, em São Paulo, o Prêmio Projeto do Ano 2010, entregue pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela revista MundoPM.
A companhia foi agraciada na categoria Projeto Inovador do Ano, com o case Central de Logística Reversa. O prêmio busca valorizar as empresas e as pessoas que obtiveram resultados expressivos para o sucesso de uma organização por meio da aplicação das melhores práticas do gerenciamento de projetos.
O case vencedor trata das questões de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e atende a todas as exigências da recém-aprovada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que privilegia a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e estimula investimentos na produção de artigos recicláveis.
A Central de Logística Reversa da TGestiona foi criada para centralizar as operações de logística reversa e obter mais sinergia operacional, tendo como resultado a ampliação do leque de serviços para o segmento e o aumento de receita. Sua introdução trouxe um ganho de 20% em produtividade para a empresa, que se traduz em um volume maior de itens coletados, recebidos e, depois, de uma criteriosa triagem, na volta ao estoque e na disposição ao usuário final.
“O sucesso, em qualquer tipo de empreendimento, apenas ocorre se for muito bem planejado, desenvolvido e executado. Esses três passos são fundamentais e muito bem trabalhados na nossa área de projetos”, afirma Marcelo José de Sousa, diretor de logística da TGestiona.
A TGestiona vem expandindo, desde 2008, suas operações de logística reversa. De fevereiro a agosto de 2010 a companhia recolheu mais de um milhão de equipamentos. “Os benefícios da Central de Logística Reversa são revertidos também para a sociedade, que passa a ser inserida em uma nova cultura de reutilização de equipamentos em prol do meio ambiente”, completa Sousa.