Empresa cumpre com todas as condições para realizar o transporte de químicos
A Delta Serviços Logísticos recebeu, no último mês de maio, a certificação Sassmaq (Sistema de Avaliação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade). De acordo com a companhia, o objetivo dessa iniciativa é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. A certificação, concedida pela DQS do Brasil – órgão certificador autorizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) – assegura que a operadora cumpre com todas as condições de segurança aos funcionários, qualidade no atendimento aos clientes e preocupação ambiental.
Antes de obter o certificado, foi necessário que a empresa atendesse na íntegra mais de cem itens mandatórios, como exame médico para admitir motoristas, fornecimento de equipamentos de proteção individual e execução do teste de opacidade e ruído – trabalho que mede a quantidade de fumaça e barulho emitidos pelo caminhão. Além disso, a companhia teve a necessidade de adquirir seguro de cargas transportadas e implementar controle quanto ao consumo de álcool e drogas para seus motoristas.
O processo de adequação foi iniciado em setembro de 2007 e envolveu cinco departamentos da Delta – administrativo, comercial, operacional, recursos humanos e sistema de gestão e qualidade. Segundo o superintendente Comercial da Delta, Pérsio de Carvalho, o transporte de produtos químicos impõe uma série de desafios, entre eles, o cumprimento rigoroso das leis para a movimentação de cargas químicas, a não mistura de produtos incompatíveis, atenção aos cuidados com os veículos e o conhecimento sobre as orientações de segurança, em caso de acidentes.
Na opinião do executivo, a conquista do certificado aquece o mercado de transporte de produtos químicos para a Delta. “Ganhamos credibilidade em nossas operações, confiança do cliente final e certeza de que estamos transportando esse tipo de carga dentro dos padrões estabelecidos”, afirma.