Em sua sétima edição, evento premia os melhores prestadores de serviços logísticos do mercado brasileiro
A DHL Exel Supply Chain foi a grande vencedora do sétimo Prêmio Volvo de Logística, que visa reconhecer os melhores prestadores de serviços logísticos (PSL) atuantes no mercado brasileiro. O prêmio é uma iniciativa da Volvo do Brasil, da Revista Tecnologística e do Centro de Estudos em Logística (CEL) do Coppead, responsável pela pesquisa que define os vencedores, realizada no final de 2007 com 377 profissionais das mil maiores empresas do Brasil que utilizam serviços logísticos, excluindo os próprios PSL.
O Prêmio reconhece as dez melhores, por número de votos recebidos, e também as duas melhores em oito segmentos: Alimentos e Bebidas; Automotivo; Comércio Varejista; Eletroeletrônico; Farmácia, Higiene, Limpeza e Cosméticos; Papel e Celulose; Químico e Petroquímico; e Siderurgia e Metalurgia.
Além de ser a primeira colocada no cômputo geral, a DHL Exel também foi reconhecida na votação por segmento de mercado, ficando com o primeiro lugar nas categorias Alimentos e Bebidas, Automotivo, Comércio Varejista, Eletroeletrônico, Farmácia, e Químico e Petroquímico. A empresa também foi eleita a segunda melhor no segmento de Siderurgia e Metalurgia. De todos os votos recebidos pela DHL, 50% foram de empresas que já utilizam seus serviços (os votantes podem também escolher empresas com as quais não trabalham). Ela foi reconhecida principalmente por sua excelência em armazenagem e logística internacional.
As demais vencedoras foram, por ordem decrescente de colocação, a Ceva Logistics (também a segunda melhor nos segmentos de Alimentos e Bebidas e Automotivo), a Júlio Simões (primeira colocada nos segmentos de Siderurgia e Metalurgia e Papel e Celulose); o Rapidão Cometa; a América Latina Logística (ALL); a Vale (também eleita a segunda melhor no segmento Químico e Petroquímico); a Kuehne + Nagel; a McLane (segunda colocada em Comércio Varejista); a Expresso Mercúrio e a Panalpina. Três empresas que não estão entre as dez no âmbito geral estão entre as melhores na votação por segmento: a Vix Logística, do grupo Águia Branca, foi a segunda colocada do segmento de Papel e Celulose; a Bomi Farma, do grupo Luft, foi eleita a segunda melhor do segmento de Farmácia, Higiene, Limpeza e Cosméticos; e a Atlas Transportes ficou com a segunda melhor colocação no setor de Eletroeletrônicos.
Análise
Além do reconhecimento das melhores na opinião do público usuário, a pesquisa do CEL visa ainda mapear em que os eleitos são melhores e o que os difere dos demais PSL. Isto é feito pelo cruzamento dos dados da pesquisa anual com aqueles levantados pelo Panorama dos Operadores Logísticos, levantamento feito anualmente pela Revista Tecnologística.
De acordo com Maria Fernanda Hijjar, responsável pela Inteligência de Mercado do CEL/Coppead e coordenadora da pesquisa, os vencedores se destacam em itens como maior número de funcionários (3.559 em média entre os ganhadores, contra 526 dos demais); pela receita anual (R$ 834 milhões das ganhadoras contra R$ 100 milhões das não-ganhadoras); escritório próprio no exterior (92% dos ganhadores têm, contra 6% dos outros); ativos, como armazéns (19 em média nos vencedores contra sete dos demais), além dos serviços oferecidos e tecnologia aplicada.
Maria Fernanda mostrou ainda dados de pesquisa mundial da consultoria internacional Capgemini realizada no final do ano passado, mostrando que a Logística é considerada a maior vantagem competitiva em todos os continentes, mas com índices maiores na Ásia Pacífico e na América Latina. A pesquisa revelou ainda que entre 40% e 70% dos gastos com as empresas em logística são em terceirização, o que demonstra o potencial de crescimento dos PSL no mercado mundial e mais ainda no regional.
Para Carlos Morassutti, diretor de Assuntos Corporativos da Volvo do Brasil, o país vive seu melhor momento em décadas, com índices de crescimento inéditos em várias áreas, inclusive em transportes, com a venda recorde de veículos e caminhões. “Os indicadores todos mostram que o momento é especial e o setor de logística tem um papel fundamental neste processo. A sua eficiência colabora de forma significativa para o desenvolvimento do Brasil, apesar dos problemas pontuais e de estrutura. A Volvo acredita que, com as ferramentas certas, poderá desenvolver ainda mais nosso país. E temos aqui hoje empresas e profissionais que são modelos de excelência e referência para que o Brasil se torne cada vez mais competitivo, apto a enfrentar novos desafios”.
O diretor do Centro de Estudos em Logística, professor Paulo Fleury, corroborou dizendo que “o evento reúne os líderes de um segmento que fica mais importante a cada ano e que solidifica o crescimento do país”. Para Fleury, o Brasil entrou definitivamente no comércio internacional, e não apenas como importador e exportador, mas como player mundial, adquirindo ativos em outros países. “Sinto-me gratificado de participar de um momento tão especial como este”, concluiu o professor.
O Prêmio Volvo de Logística 2007 teve apoio do Senac São Paulo e patrocínio da Volvo Financial Services, MWM, Michelin e Alphaquip.
O que disseram os vencedores
“A DHL trabalhou muito em 2007 a questão do foco, principalmente no que diz respeito a resultados, ou seja, entregar para o cliente aquilo que ele está comprando. Buscamos qualidade, eficiência e desenvolvemos ações específicas com qualidade, produtividade, utilizando a excelência de novas tecnologias. Para 2008, traremos um TMS ainda mais potente e investiremos ainda mais em armazenagem. Estamos escolhendo alguns lugares para instalar um parque multiclientes.”
Douglas Tacla – diretor de Transporte para a América do Sul da DHL Exel Supply Chain
“Uma parceria tem dois vertentes: uma é com os fornecedores, mas a principal é com os clientes. Devemos identificar as suas necessidades, desenvolver soluções para fortalecer as estratégias e, principalmente, prover serviços de excelente qualidade, que permitam a eles focar os negócios no que importa, ou seja, os seus produtos, deixando a logística conosco. A DHL investe muito nesta premissa e nas pessoas, e neste tipo de negócio isso é primordial. Em resumo, para manter a posição de primeiro lugar em 2009, é preciso estar muito alinhado com os clientes e de olho nos concorrentes.”
Luiz Fernando Moreira – diretor de Operações Life Science da DHL Exel
VEJA A COBERTURA COMPLETA DO PRÊMIO VOLVO DE LOGÍSTICA 2008 NA EDIÇÃO DE MAIO DA TECNOLOGÍSTICA