Empresa aposta no implemento de tecnologias e atuação em diversos setores da economia para se destacar no ranking da revista Exame
O Grupo Júlio Simões subiu 44 posições no ranking das 500 maiores empresas do Brasil, índice divulgado na última edição “Melhores & Maiores” da revista Exame. A companhia passou do 486° lugar em 2005 para o 442° em 2006. No segmento de transportes, a empresa figura na 11ª posição entre as melhores, na 2ª em investimentos no imobilizado e na 6ª em liquidez corrente.
O ranking publicado pela revista leva em conta os resultados obtidos no ano passado, quando a Julio Simões faturou US$ 331,1 milhões (mais de R$ 700 milhões em valores de dezembro). Não estão computados neste levantamento os negócios do grupo em concessionárias de veículos (15 pontos-de-venda em 2006), que responderam por mais de R$ 380 milhões em receitas em 2006. Ao todo, a Julio Simões faturou no ano passado mais de R$ 1 bilhão.
Algumas iniciativas adotadas no ano passado contribuíram para os números positivos e a conseqüente subida no ranking da Exame. Na opinião da diretora comercial e de operações logísticas da Julio Simões, Irecê Andrade, o crescimento é resultado de uma série de conquistas que a empresa trabalha para obter há algum tempo. “Tivemos um incremento na área de transporte e movimentação de madeira, nos serviços dedicados e no transporte de cargas gerais, com destaque para o aumento de participação nos setores siderúrgico e químico”, diz. Segundo a diretora, o aumento registrado nestas atividades foi de 30% se comparado a 2005. Já na locação de veículos leves, outro nicho explorado pelo grupo, o crescimento aferido ultrapassou 100%, se comparado ao ano anterior.
Para alcançar estes números, contudo, a empresa direcionou seus investimentos. Apenas para a renovação da frota foram destinados no ano de 2006 R$ 242 milhões. Capacitação contínua da mão-de-obra e modernização dos processos, com a implantação de novas tecnologias, também fazem parte da ações e contribuem para os índices positivos. “Estamos estudando sistemas integrados e mudança de ERP. Além disso, queremos um aproveitamento diferenciado dos serviços de rastreamento e estamos desenvolvendo sistemas próprios para aplicação na gestão frota.
Irecê reconhece que estas mudanças deveriam estar em prática até o final deste ano, mas, devido à variedade de segmentos em que atuam, há dificuldade de encontrar uma tecnologia que atenda as necessidades completas da empresa. “Temos que ter uma tecnologia de base e outras plataformas. Estamos tendo cuidado para fazer algo diferente”, afirma.
Estratégias
As ações mercadológicas da companhia não param. Em junho de 2007, a Julio Simões adquiriu a Lubiani Transportes, uma das principais operadoras logísticas de cargas do país, com 46 anos de atividade. Sediada em Piracicaba (SP), a Lubiani conta com 708 funcionários e 1100 veículos, entre cavalos mecânicos, pranchas e carretas. A empresa atua em todo território nacional junto a clientes dos setores de siderurgia, papel e celulose, máquinas e equipamentos, entre outros.
A negociação fez com que a Julio Simões revisse sua previsão de faturamento para este ano. A expectativa, agora, é de que a companhia fature R$ 1,1 bilhão apenas em operações de transporte. Somada às revendas de veículos, a projeção de faturamento é superar R$ 1,7 milhão em 2007.
O grupo também vislumbra investimentos em outras áreas de atuação. No início do mês de agosto, a empresa adquiriu mais duas concessionárias de veículos no Rio de Janeiro. Uma delas, a Transrio, é responsável pela comercialização de caminhões, ônibus e automóveis Volkswagen. A aquisição representa o ingresso da Julio Simões em mais um segmento – comércio de veículos pesados zero quilômetro para cargas e passageiros.
Vale lembrar que o grupo atua na revenda de veículos usados, utilizados pela empresa, por meio da Julio Simões Caminhões, Ônibus e Máquinas Seminovos. Inaugurado em 2006, o negócio disponibiliza veículos a partir de 2,5 anos de operação.