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Pão de Açúcar premia fornecedores da cadeia de suprimentos

Por Redação em 11 de dezembro de 2006 às 16h41 (atualizado em 27/04/2011 às 18h17)

Iniciativa voltada a ganhos logísticos reduziu em até 50% a falta de mercadorias no setor de perecíveis

O Grupo Pão de Açúcar reuniu, na última sexta-feira, mais de cem fornecedores para a premiação do programa Top Log. Criado há dois anos, o programa busca a integração e a melhorias das operações da cadeia de suprimentos, e termina 2006 com um aumento na base de fornecedores (108 este ano, contra 100 em 2005), avanço no número de projetos e alterações significativas no cenário logístico do grupo.

No encontro de sexta-feira, foram conhecidos os vencedores da certificação, que é oferecida às empresas que atingiram as metas pré-estabelecidas em nível de serviço, adequação ao cliente e projetos colaborativos, como reconhecimento ao esforço para melhoria da eficiência, qualidade e menores custos dos produtos comercializados nas lojas do grupo. Os vencedores este ano foram Minalba, Semp Toshiba, Colgate Palmolive, Kraft Foods, Grendene, São Paulo Alpargatas, 3M, Nissin Ajinomoto, Tramontina, Kellogg, Panex, San Remo, Master Foods, J.Macedo e Melitta.

Benefícios com o programa

Um exemplo de ganho obtido pelo grupo com o programa Top Log foi o aumento no back haul, que consiste em otimizar a utilização dos caminhões que antes partiam carregados em direção às lojas e voltavam para o depósito vazios. Por meio de um maior alinhamento com os fornecedores, uma parte dos veículos não realiza hoje apenas a entrega para as lojas, mas também transporta outra carga de mercadoria na volta para o CD.

Segundo a empresa, o retorno para o CD é uma forma de valorizar o frete, pois reduz este custo para os fornecedores. “Em 2005, tivemos 200 coletas em todo o ano e, em 2006, mais de 1.800”, explica Fernando Gasparini, gerente de Abastecimento da CBD. Para 2007, o objetivo do projeto é ampliar essa ação, aumentando o número de fornecedores participantes da iniciativa e estendendo a estratégia para as regionais.

Em praças onde não atuava até o ano passado, principalmente na região Nordeste, a área logística do Grupo Pão de Açúcar focou a regionalização em 2006. Após um levantamento de quais fornecedores realizavam ou poderiam realizar a entrega diretamente nos CDs regionais, localizados nas cidades de Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro, a empresa otimizou o processo e aumentou a transferência para estes CDs em 30%, com uma conseqüente redução no prazo de entrega dos produtos regionalizados nas lojas – 50% em 2006.

Em ruptura (falta de mercadoria nas lojas), o objetivo do grupo é que o índice seja o menor do varejo brasileiro – para isso contribuem medidas como gestão da demanda, avaliação da ruptura em gôndola e integração das cadeias de abastecimento (fornecedor e CBD). Em 2003, este índice estava em 50%, ou seja, de cada 100 pedidos, apenas 50 eram entregues na quantidade e período previamente determinados.

Em 2004, esse indicador aumentou para 81% e, em 2005 e 2006, chegou a 87%. “A meta, acima dos 90%, pode ser atingida com o aumento dos projetos colaborativos”, explica Gasparini. Segundo o gerente, a melhoria do índice este ano foi prejudicada pela greve realizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no primeiro semestre. “Esta paralisação não foi uma surpresa e trabalhamos com estoques maiores para minimizar os problemas”.

www.paodeacucar.com.br

 

 


 

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