Prêmio, ganho na categoria terminal alfandegado, foi concedido pela Nacco Materials Handlling Group Brasil
O Tecondi, Terminal para Contêineres da Margem Direita, localizado em Santos (SP), recebeu no último dia 24 de novembro o prêmio Qualidade 2006 NMHG – Brasil. Concedido pela Nacco Materials Handlling Group Brasil, holding americana que detém as marcas Hyster e Yale, o Tecondi foi eleito na categoria terminal alfandegado como o melhor fornecedor de 2006.
De acordo com o gerente Comercial da Tecondi, Carlos Henrique de Oliveira, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho de qualidade desenvolvido pelo Terminal durante todo o ano. “Pela excelência na qualidade nos serviços prestados, o nosso trabalho ao longo desses anos resultou nesta premiação”, afirma. O executivo diz, ainda, que o reconhecimento confirmou a dedicação da empresa para manter a qualidade dos serviços oferecidos. “O resultado foi muito importante, principalmente para nos qualificar como fornecedores”, diz.
Alguns investimentos contribuíram para que o Terminal obtivesse resultados positivos em 2006 e fosse reconhecido pela Nacco. Por exemplo, a companhia investiu US$ 7 milhões na aquisição de dois guindastes post-panamax importados da indústria austríaca Liebherr-Werk Nenzing. Estimativas dão conta de que a compra dos equipamentos aumentará em 25% o volume de movimentação de contêineres por hora/navio, chegando a 42 unidades.
Obras
Para se manter ativa no mercado a empresa investe em melhorias. O projeto de ampliação, estimado em R$ 60 milhões, tem previsão para estar concluído entre o final de 2008 e início de 2009. A iniciativa prevê a integração do pátio de contêineres, que soma hoje 53 mil m2, a uma nova área com 32 mil m2 que expandirá o cais existente.
Atualmente, o Tecondi opera 24 horas por dia, sete dias por semana. Disponibiliza 100 mil m2 de área descoberta e cinco mil m2 de área coberta. Com a reforma, o Terminal terá 120 mil m2 de área contígua de cais, três berços privativos e três berços públicos contíguos. A expectativa é de que, com a ampliação do Pátio 1, haja um incremento em sua movimentação anual. Em 2005, o índice foi de 210 mil TEUs e a previsão para 2006 é de movimentar um total de 250 mil TEUs. Além disso, a obra permitirá a atracação de 250 navios por ano.
Além de reforçar a oferta de serviços portuários, a expansão tem como objetivo atender à crescente demanda do comércio exterior. Ao todo, a ampliação irá gerar 120 novos postos de trabalho. Hoje, o Terminal emprega 627 colaboradores.
O Tecondi é uma companhia especializada em operação portuária e na armazenagem de cargas para exportação e importação. Está localizado à margem direita do Porto de Santos, junto ao Centro, no ponto onde o porto se conecta ao sistema Anchieta-Imigrantes e às ferrovias MRS, Ferroban e Ferronorte. Essa posição faz com que o Tecondi esteja junto à alfândega, das agências de navegação e dos despachantes aduaneiros.