Demonstrações financeiras de 607empresas foram analisadas para premiação
A 19ª edição das Maiores e Melhores do Transporte e Logística, realizada na Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo, premiou hoje as melhores empresas do setor com base em seus balanços financeiros durante a realização do Fórum Empresarial de Logística e Transporte (FELT 2006). Os prêmios foram entregues primeiramente às empresas em seus subsetores de atuação (como o transporte aéreo de passageiros e de cargas, por exemplo) e depois foram divulgados os nomes das grandes vencedoras, na premiação conhecida como Melhor entre as Melhores, em três categorias.
Na categoria Indústria de Transporte, foi premiada a Randon, fabricante de carrocerias e implementos para caminhões, e a vencedora como a melhor em Serviços de Transporte foi a Transpetro, subsidiária da Petrobras voltada às operações de transporte e armazenagem. Houve um empate na categoria Transporte e dividiram o prêmio a operadora logística CVRD e a companhia aérea Gol.
Dentro da categoria Serviços de Transporte, as subpremiações contemplaram a Infraero (melhor infra-estrutura e gestão), Autotrac (automação e informática), Júlio Simões (transporte de carga), TAM (holding do setor de transportes) e Correios Log (courier), enquanto na subcategoria de Transportes as vencedoras incluem a Varig Log, MRS e Atlas em transporte de cargas aéreo, ferroviário e rodoviário, respectivamente.
Para a avaliação, foram consideradas as demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2005 de 607 empresas do setor, incluindo 325 transportadoras e operadores logísticos, 120 indústrias e 162 prestadores de serviços. Elas foram avaliadas em dez critérios para classificação, como receita operacional líquida, patrimônio líquido, lucro operacional, rentabilidade da receita e produtividade do capital.
www.revistatransportemoderno.com.br